ESTILO

Descubra qual o maior luxo de Caroline Bollmann

Salão de festas de condomínio residencial recebe retrofit surpreendente executado pela arquiteta Caroline Bollmann

Um ambiente de aproximadamente 450 m², construído há mais de 35 anos, havia sido deixado de lado pelos moradores de um condomínio residencial. A missão da arquiteta Caroline Bollmann era transformar o espaço, que comportava uma churrasqueira com piscina coberta, em um salão de festas atemporal, mas valorizando e respeitando a arquitetura já existente.

“Como é um condomínio residencial familiar, a proposta foi fazer o espaço se tornar a extensão das três casas do complexo, de forma acolhedora e confortável, resgatando as melhores memórias afetivas do patriarca da família, que idealizou o local”, conta Caroline.

Caroline Bollmann
Foto: divulgação.

Além de uma nova fachada com ar mais contemporâneo e um jardim vertical cheio de vida, o espaço em tons neutros foi dividido em dois ambientes principais: um living perfeito para receber pessoas, com lareira e sofás; e uma mesa para pequenos eventos, ideal para festas menores e mais intimistas. E o salão, que anteriormente era o espaço da piscina, agora comporta uma boa área para celebrações, com mesas para convidados, bar, buffet e banheiros.

Caroline Bollmann
Foto: divulgação.

Uma das premissas do projeto era valorizar a madeira nobre, usada originalmente. Forro e esquadrias foram restaurados pela Formighieri. O que precisou ser trocado também foi fornecido pela empresa, que teve a preocupação em usar a mesma matéria-prima para que não houvesse contraste entre os materiais e, sim, manter uma uniformidade. Portas, vistas e rodapés novos também seguiram o mesmo padrão. Por conta disso, todos os acabamentos novos (exclusivos da Impermix), o mobiliário solto da Artefacto e a decoração da Internazionale Casa foram usados para combinar.

“Uma das premissas do projeto era valorizar a madeira nobre, usada originalmente.”

O uso de dois tipos de porcelanatos no piso – um escuro acetinado e outro claro polido – ajudou a definir os desníveis e a equilibrar os espaços com muita elegância. As grandes janelas e o teto de vidro invadem o espaço com luz natural durante o dia, trazendo um cenário único. A profissional conta que a arquitetura original guiou todo o projeto e que o objetivo foi ressaltá-la. “O décor é estiloso, mas nem por isso deixa de ser aconchegante. Os elementos têm muito valor sentimental, pois alguns são peças do acervo da família, como o tapete persa vermelho e os lampadários”, explica a arquiteta.

Caroline Bollmann
Foto: divulgação.

A lareira e os móveis arredondados e confortáveis, com design robusto e aconchegante, preenchem os espaços sem exageros e dão um ar de bem-estar para receber. “Com o retrofit do salão de festas, é possível atender confortavelmente até 60 convidados, com a comodidade e o conforto de estar em uma extensão de casa, refletindo a identidade dos moradores. Ideal para pequenas festas, sem aquela preocupação com a hora que a comemoração vai acabar. Poder celebrar com as pessoas queridas, familiares e em casa é sempre uma possibilidade muito acolhedora, requintada e charmosa”, finaliza Caroline.

Detalhes do espaço de Caroline Bollmann

“O décor é estiloso, mas nem por isso deixa de ser aconchegante. Os elementos têm muito valor sentimental, pois alguns são peças do acervo da família, como o tapete persa vermelho e os lampadários.”

Caroline Bollmann
Foto: divulgação.
Foto: divulgação.

*Matéria originalmente publicada na edição 228 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário