Dieta com muito sabor: conheça a Carob House
Já se foi o tempo em que apresentar algum tipo de intolerância alimentar ou optar por dietas específicas era sinônimo de se limitar a uma alimentação insossa e sem graça. A Carob House prova isso em seus produtos.
Um levantamento feito em 2018 pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostrou que oito em cada dez brasileiros procuram comer de forma saudável e 71% dão preferência a produtos com melhor valor nutricional.
Para atender esse público, itens que associam qualidade nutritiva e sabor se destacam nas prateleiras dos supermercados e delicatessens. Um exemplo são os produtos da Carob House, feitos à base de alfarroba e com opções que vão de barras a um “achocolatado” com sabor muito similar ao do chocolate.
A linha foi criada para atender uma parcela da população que, por questões de saúde ou ideologia, não consome chocolate e outros produtos feitos a partir do cacau. A empresária Eloisa Helena Orlandi, CEO e cofundadora da Carob House, ao lado do marido Carmine Giunti, conta que a ideia de criar produtos saudáveis e saborosos surgiu de uma necessidade particular: depois que Carmine foi curado de uma leucemia aguda e teve que reformular sua dieta.
Em 1996, eles moravam no Canadá, onde a alfarroba é um produto bastante acessível e vendida a granel. Ao retornar ao Brasil, Eloisa e Carmine perceberam o número de pessoas que se privavam do consumo de chocolate pela falta de uma alternativa no mercado e decidiram empreender introduzindo o produto no país.
A sede da empresa está localizada em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. São mais de 16 anos de existência e 65 produtos no portfólio, todos eles patenteados e produzidos com matéria-prima importada da Europa.
A alfarroba é uma vagem, fruto da alfarrobeira, árvore nativa da região do Mediterrâneo. A polpa da vagem é torrada e moída em pó e, depois, usada na substituição do cacau. Além disso, no Brasil, a Carob House está apoiando um projeto de desenvolvimento de mudas de alfarrobeira em conjunto com a EMBRAPA e a UFPR.
Entre os produtos mais vendidos, destacam-se as barrinhas de frutas, a Alfarroba com Creme de Avelã e a Alfarroba Duo – biscoito de arroz com cobertura de alfarroba. Eles podem ser encontrados em todo o Brasil, em grandes redes, como Carrefour e Walmart, e em redes de varejo regionais, lojas de produtos naturais, delicatessens e, ainda, na loja virtual da Carob House.
O próximo passo, segundo Eloisa, é a expansão para o mercado internacional, uma vez que a empresa recebeu recentemente a carta de patente na Europa. No mercado interno, uma das novidades é a farinha de alfarroba, que será fabricada em Algarve, Portugal.
“A Carob House tem a inclusão no seu DNA. Nossos produtos podem ser consumidos por qualquer pessoa, inclusive diabéticos, celíacos, intolerantes ou alérgicos à soja, veganos e adeptos da dieta kosher”, enfatiza a empresária.
Carob House
Tel.: (41) 3162-9000
carobhouse.com
@carob_house
@giunti_chocolate
Facebook: /CarobHouse
*Coluna originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.