ESTILO

Carbonara day: 5 restaurantes italianos com pratos criativos de macarrão à carbonara — tem até opção vegetariana!

Nesta terça, 6 de abril, é o Dia da Carbonara, data dedicada às massas que mais representam a culinária italiana e romana em todo o mundo. Para celebrar esta instituição da cena gastronômica italiana, selecionamos 5 variações do prato, feitas por 5 restaurateurs diferentes com ingredientes italianos da mais alta qualidade para você experimentar na sua próxima viagem — ou até arriscar fazer em casa. 

1. La vegetariana di Al Tatto 

(Foto: divulgação)

Esta é uma versão vegetariana da carbonara em que o bacon é substituído pelo uso de especiarias diferentes, enquanto o pecorino dá lugar à gema desidratada e ralada. A equipe feminina de chefs da Al Tatto, que fica em Milão, preparou uma carbonara composta de cremoso paccheri rigati com um tempero à base de pimenta, tomilho, zimbro, sálvia, alho e gema de ovo desidratada, tudo inspirado na inversão de papéis.

Onde fica: Via Comune Antico, 15, Milão

2. La kosher di Ba’ Ghetto 

(Foto: divulgação)

A cozinha do Ba ‘Ghetto, restaurante que fica em Roma, tem uma versão da carbonara feita sem carne de porco: a pancetta é substituída por pequenos cubos de carne de ganso defumada que são fritos em óleo, água quente e vinho branco. Quando o macarrão está cozido, é refogado junto com o ovo e a pimenta-do-reino até obter uma consistência cremosa. A tradição dita é que a carne e o queijo não se misturam no mesmo prato, por isso esse carbonara não tem lacticínios!

Onde fica: Via Del Portico d’Ottavia, 57, Roma

3. La moderna di Dabass 

(Foto: divulgação)

A chef do Dabass, Andrea Marroni, revisita a receita da carbonara com um estilo moderno e sofisticado: os ovos são cozidos a vácuo por cerca de uma hora junto com pecorino, pistilos de açafrão e raspas de limão. Em seguida, são adicionadas as claras de ovo quentes. Numa frigideira antiaderente, os cubinhos de bacon são crocantes e, no final, a massa é cremosa al dente com o molho de queijo pecorino e pimenta torrada numa frigideira. 

Onde fica: Via Piacenza,13, Milano

4. Nel tortello di De Gustibus 

(Foto: divulgação)

A carbonara da De Gustibus é envolta em um tortello com recheio à base de zabaglione salgada. O chef Maurizio Sciarrone e seu filho Armando fazem com ovo pasteurizado, bacon crocante, pecorino romano D.O.P. Deroma e pimenta do reino moída na hora, enquanto o tortello é feito de uma mistura de sêmola moída. Os ingredientes tradicionais são guardados para não atrapalhar a receita original, mas o resultado é um equilíbrio de consistências entre o líquido do recheio, a compactação da massa e o bacon crocante.

Onde fica: Viale Rimembranze, 58-60, Palmi RC

5. Con il tartufo di MiVà

(Foto: divulgação)

Daniele Maragnani, chef MiVà, criou uma carbonara com gemas e ovos inteiros orgânicos, trufa preta de alta qualidade e bacon artesanal. A gordura do bacon é misturada com vinho branco e o espaguete é cozido novamente. Uma generosa pitada de pimenta batida na hora, et voilà!

Onde fica: Via Ezio 23, Roma


(Via: Cosmopolitan Itália)

Deixe um comentário