ESTILO

Uma linha de cafés especiais produzida 100% por ELAS ?

A torrefação paranaense Café do Moço acaba de lançar a primeira linha nacional produzida somente por mulheres - todas do Paraná!

Março chegou, trouxe diversas homenagens em todo mundo para as mulheres, e daqui alguns dias vai embora. Não antes de nos apresentar o “Café das Moças”, uma linha exclusiva com cinco cafés produzidos por pequenas produtoras do Paraná, coordenada por Estela Cotes, barista da Microtorrefação Café do Moço, uma das principais referências quando o assunto é cafés especiais no Brasil.

As mulheres que fazem o Café das Moças

Um dos grandes destaques da linha “Café das Moças” é o café Catuaí Vermelho, o mais caro da história do Paraná, produzido pela produtora Ana Maria Garcia. O trabalho de Ana , que destacou o protagonismo feminino por meio do café, serviu como incentivo para que o Café do Moço criasse a primeira linha do país produzida exclusivamente por mulheres.

“Depois de conhecermos este grupo de mulheres em 2016 começamos a estudar a produção feminina e descobrimos o trabalho de muitas pequenas produtoras que, com pequenas correções, poderiam resultar em cafés de excelência. Em pouco tempo percebemos que estávamos diante de uma nova página da cafeicultura paranaense, com mulheres se destacando em um segmento que sempre foi dominado por homens. Nesse momento, surgiu a ideia de selecionarmos café de qualidade para lançar uma linha inédita, que tem por objetivo promover o empoderamento dessas mulheres produtoras”, comenta Estela Cotes.

Além de Ana Maria, fazem parte do projeto “Café das Moças” outras quatro produtoras:
Maria José Faria Costa (Tomazina – PR), com o café Catuaí Vermelho;
Claudete Valle Pires (Japira – PR), com o café da variedade Arara; 
Gláucia Daniele Mendes (Joaquim Távora – PR), com o café Obatã; 
Tisato Kawata (Figueira – PR), com um café cítrico com notas de mel.

“Estamos muito orgulhosos com o resultado desse projeto lindo. A maioria das mulheres começaram a produzir para consumo próprio, e hoje estão ganhando dinheiro com essa produção incrível, contribuindo diretamente para o sustento de suas famílias. É muito gratificando ver essa satisfação profissional no rosto delas”, detalha Estela. Além das produtoras, todos os detalhes do processo de produção foram realizados por mulheres, da colheita até a embalagem desenvolvida pela designer Andressa Meissner.

Responsável pela torrefação e comercialização dos cafés, a torrefação Café do Moço prestou, também, uma consultoria completa para as produtoras, resultando em saltos significativos nas produções em regiões até então impensáveis, tendo como foco principal a qualidade. Agora, após o lançamento oficial, a ideia é que o projeto ganhe todo o Brasil. 

Como comprar?

Os cafés estão disponíveis em embalagens de 150 gramas, ilustradas com a imagem das produtoras, e custam entre R$ 90 e R$ 135. Eles podem ser adquiridos no site da torrefação, com entrega para todo o país, e podem ser encontrados, também, na cafeteria do Grupo Café do Moço, o Barista Coffee Bar, em Curitiba.

 

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