ESTILO

Brigadeiro de creme brûlée marajoara: três sabores ancestrais na mesma receita

Misturando receitas do Brasil, França e Ilha do Marajó, especialista em confeitaria ensina preparo inusitado de doce gourmet

Os tradicionais sabores brigadeiro, creme brûlée e queijo de leite de búfala, são considerados seculares e marcantes no paladar das pessoas. Eles estão presentes nos mais variados acontecimentos, sejam em um coffee break ou festas ou outro tipo de ocasião especial. A verdade é que cada um desses sabores se destacam pelo poder de aguçar o sensorial, provocando sensações prazerosas ao serem degustadas.

Pensando em apresentar algo inusitado na confeitaria gourmet, e utilizando ingredientes tradicionais, Edilene Morbach, profissional da gastronomia com ampla expertise em confeitaria, apresenta a versão Brigadeiro de Creme Brûlée Marajoara. A identidade marajoara fica por conta do Queijo do Marajó Fazenda São Victor. 

Segundo Edilene, o despertar para a criação aconteceu decorrente da vontade de transformar o queijo marajoara em opção doce, porém, com um toque bem equilibrado, visando agradar aos mais variados paladares.

“A ideia foi repaginar sabores os quais considero clássicos e saborosos, e assim, oferecer na versão doce, mas algo muito suave, proporcionando uma degustação prazerosa, a ponto de fazer uma viagem sensorial, e deixar um gosto de quero mais”, revela Edilene.

Confira a receita para os verdadeiros amantes de doces, e que gostam fazer os próprios preparos: 

Ingredientes:

395g de leite condensado

25g de creme de leite

120g de queijo do Marajó ralado grosseiramente 

Modo de preparo:

Misture o leite condensado e o creme de leite. Em seguida, leve ao fogo até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e misture o queijo do Marajó ralado. Unte um recipiente raso (prato) deixe esfriar, depois de frio, enrolar os brigadeiros e passar no açúcar cristal de sua preferência. 

Arrume os brigadeiros separadamente, para maçaricar os brigadeiros, tomando cuidado para não escurecer muito, e para não amargar, mas caramelize no ponto além do dourado.

Deixe um comentário