BIM: tecnologia e praticidade nos projetos de engenheiros e arquitetos - TOPVIEW
Compartilhe
BIM

As “ferramentas do futuro” têm se tornado cada vez mais inerentes a uma diversidade de carreiras e com a arquitetura não é diferente. Este é o momento no qual a área também está se beneficiando do poder das tecnologias de ponta. A realidade virtual, a realidade aumentada e a impressão 3D são novos produtos que os arquitetos podem oferecer para seus clientes. Destaco aqui uma plataforma que está mudando a maneira como os arquitetos desenvolvem e reformulam seus projetos, o BIM.

BIM
Imagens do software BIM

Building Information Modeling

O BIM é um modelo 3D inteligente baseado em processos que oferecem à arquitetura e à engenharia ferramentas para design, projeto e construções mais fi dedignas e eficazes. Essa metodologia permite criar simulações digitais gerenciando a informação ao longo do ciclo de vida de um projeto inteiro. Nele, é possível distinguir elementos em um sistema de dados incorporados até as quartas e quintas dimensões, que são o tempo e os custos, respectivamente. Nesse sistema, outros softwares podem ser aplicados simultaneamente, complementando-se e permitindo que o trabalho dos arquitetos e engenheiros sejam compatibilizados com mais fidelidade e também realizados de forma automatizada.

O BIM nos fornece uma listagem completa dos itens, incluindo os materiais e produtos que serão utilizados na construção. Esse acesso aos dados e quantitativos favorece a maneira como as especificações técnicas do projeto são transferidas para os responsáveis pela construção. A informação que o projeto carrega melhora a qualidade do trabalho e reduz a tomada de decisões e as mudanças de última hora durante o processo de construção.

O projeto que precisa antever problemas e soluções, por meio do BIM, compatibiliza virtualmente em um mesmo modelo diversas disciplinas: elétrica, hidráulica, ar-condicionado, estrutura, luminotécnica e detalhes técnicos de execução, reduzindo, assim, os custos gerais dos projetos e obras. Nós, da SCK Arquitetura, já estamos, desde o final do ano passado, implementando a execução de nossos projetos em BIM. Apesar da dificuldade inicial de treinamento, já realizamos projetos na plataforma e podemos ver os benefícios e resultados positivos para o escritório e os nossos clientes.

*Matéria originalmente publicada na edição 225 da revista TOPVIEW por Eliza Schuchovski.

Leia Mais:
Viagens arquitetônicas: os destinos preferidos de Eliza Schuchovski pelo mundo

In this article

Join the Conversation