Bergamini e Neitzke Interiores e Arquitetura: Inspiração Caribenha - TOPVIEW
Compartilhe

Um vilarejo de pescadores, na Ilha das Peças (litoral paranaense), é o cenário deste projeto de 330 m2, com estilo americano, inspirado nas casas da Ilha de Saint...

A integração ao verde natural do entorno da residência e a valorização da iluminação e da ventilação natural são elementos fundamentais no projeto desenvolvido para uma família que aprecia o contato com a natureza e buscava um refúgio do agito da cidade. O principal desafio das arquitetas Olga Bergamini e Karin Neitzke foi concluir a obra em 10 meses, já que o transporte de todos os materiais foi feito por meio de barcos de carga de Paranaguá até a ilha.

Os ambientes foram integrados, reforçando o convívio social, e a sala se tornou o “coração” da casa. A paleta de cores com tonalidades claras, suaves e delicadas, em tons pastéis, principalmente o azul-claro, garante um toque acolhedor e fresco. Algumas cores contrastantes foram utilizadas, a fim de quebrar a monotonia. A iluminação artificial nos ambientes altos é feita por meio de trilhos, com spots direcionáveis e pendentes. Para criar um cenário mais intimista, foram utilizados recursos como abajures e fitas de LED. O aquecimento solar reforça a preocupação com a preservação dos recursos naturais.

“A paleta de cores com tonalidades suaves, delicadas, em tons pastéis, principalmente o azul claro, garante um toque acolhedor e fresco.”

Na fachada da casa, foram usadas peças de Clapboard pré-fabricadas em concreto. Já as portas de correr de PVC integram a edificação ao entorno. A ilha da cozinha e as bancadas dos banheiros foram confeccionadas em Neolith, um material de altíssima resistência. A suíte principal traz a cama voltada para o mar, aumentando a sensação de integração com a natureza.

O deck de madeira na área externa e a suavidade da piscina se confundem com a paisagem natural.
Suíte do casal com muita iluminação natural e com a cama voltada para o mar.
As portas de correr de PVC integram a sala e a varanda à área externa. Destaque para o mobiliário clean em tons pastéis, contrastando com a madeira.
Cores mais fortes em algumas peças do mobiliário. A área externa integrada é um espaço de relaxamento e convivência.
A sala ampla se tornou o “coração da casa”. As paredes e o teto em cores claras aumentam a sensação de amplitude.
A iluminação artificial nos ambientes altos é feita por meio de trilhos, com spots direcionáveis e pendentes. Abajures e fitas de LED foram recursos utilizados para um cenário mais intimista.

*Projeto fotografado por Renato Stroppa

*Conteúdo originalmente publicado no Anuário Premium 2020 (edição #241) da TOPVIEW.


Lista de Fornecedores

FLORENSE | MARCENARIA APLIK | CN MÁRMORES | SIERRA | SACCARO | ARTEFACTO | GREYHOUSE | ESQUADRIAS EUROPA | GREEN HOUSE

In this article

Join the Conversation