A união pelo vinho: conheça a história da Cooperativa Vinícola Garibaldi
“Garibaldi, Garibaldi para sempre!” exclamam os livros de História brasileiros e italianos quando dedicam os capítulos a Giuseppe Garibaldi, o Herói de Dois Mundos — chamado assim pela galhardia reconhecida na América do Sul e na Europa.
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No Rio Grande do Sul, Garibaldi — que também esteve à frente da Guerra dos Farrapos — é homenageado dando nome a uma pequena e notável cidade de pouco mais de 35 mil habitantes. Nela, está localizada a fábrica e a maior loja da Cooperativa Vinícola Garibaldi — que, assim como os outros xarás, mostra a força da união dia após dia.
92 anos de história
Em 1931, a marca transformou um legado italiano em um dos trabalhos mais tradicionais na Serra Gaúcha: o da vitivinicultura. Com mais de 450 famílias participantes cooperadas, espalha- das em 18 municípios, a Cooperativa Vinícola Garibaldi produz mais de 30 milhões de quilos anuais de uvas nos 1,2 mil hectares de vinhedos que fazem parte da cooperadora. Luciele Seixa, enóloga na marca, destaca que o cooperativismo é uma verdadeira força na região, majoritariamente composta de pequenos produtores. Diferentemente do sindicalismo, que englobava grandes produtores de uva, os pequenos produtores dependiam dessa forma de união para poderem trabalhar. Então, hoje, reconhecem que em cada uva colhida há um pouco da história dos imigrantes que fizeram da região um dos berços do vinho no Brasil.
E, em 92 anos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi passou de uma produção de vinhos artesanal e pequena, para uma das marcas brasileiras mais premiadas e reconhecidas internacionalmente.
Além da assistência no campo e de investimento para garantir a qualidade das safras, a marca tem feito investimentos para aprimorar as técnicas de armazenagem, de saborização e de sustentabilidade nos processos.
Complexo Enoturístico
Em frente à ampla fábrica da marca, a Cooperativa Vinícola Garibaldi inaugurou um ousado projeto em janeiro de 2023: o Complexo Enoturístico. Um investimento de R$ 5,8 milhões requali- ficou o espaço, ampliou a loja da marca (que passou de 135 m2 para 400 m2) e transformou o local em uma verdadeira imersão no mundo dos vinhos.
O novo complexo, que foi destaque na edição #271 da TOPVIEW, já pode ser conferido de perto pelo público. E verdadeiramente desperta sensações incríveis. Ao entrar, o visitante se depara com objetos históricos da marca, usados pelos primeiros trabalhadores da cooperativa.
Depois é conduzido para grandes salões sensoriais que reproduzem as estações em paralelo com cada uma das fases da uva. Os visitantes também podem degustar vinhos, reservar espaços para jantares especiais e, claro, fazer compras na loja oficial da marca.
Linha do tempo
Década de 1930
Primeiros cooperados em frente à Cooperativa Vinícola Garibaldi — hoje, o espaço recebe o Complexo Enoturístico.
1933
1940
Até hoje, todos os cooperados levam as uvas até à fábrica, que fica no mesmo endereço.
1945
Década de 1940
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