Jacquemus e Veuve Clicquot lançam collab em tributo à alegria e ao otimismo
A Veuve Clicquot e Simon Porte Jacquemus, estilista francês e fundador da marca homônima, apresentam uma reinterpretação poética e alegre de La Grande Dame 2018, a cuvée de prestígio da Maison, em edição limitada. Irradiando otimismo ensolarado e celebrando a beleza da tradição artesanal, o design exclusivo assinado por Simon Porte Jacquemus é uma expressão artística com toque artesanal.
A colaboração une dois universos criativos iluminados pela alegria profundamente enraizada em suas identidades. O emblemático amarelo da Veuve Clicquot, introduzido em 1877, reflete a cor do sol, enquanto Simon Porte Jacquemus encontra inspiração eterna em suas raízes ensolaradas do sul da França.
Presente em toda a colaboração, o icônico amarelo da Veuve Clicquot tem papel visual e simbólico. A cor preferida de Simon ilumina o tecido como um raio de sol que emerge do linho. Símbolo de alegria, o amarelo se mistura a tons prateados e naturais, trazendo calor e modernidade.
No centro da colaboração está uma homenagem compartilhada às mulheres. A história de Madame Clicquot, uma mulher excepcional que, em 1805, assumiu com ousadia as rédeas da Maison em uma época em que as mulheres tinham poucos direitos — e que após sua morte foi chamada de “a grande dama de Champagne” — cativou Simon, cuja mãe é sua musa eterna e cuja força e sensualidade ele transmite em suas criações.
A edição limitada é imediatamente reconhecível pelo logotipo manuscrito e assinatura de Simon em um rótulo amarelo de bordas irregulares, gravado em relevo com raios de sol. A garrafa é envolta em linho branco que evoca a elegância atemporal das heranças de família, cuidadosamente lavadas, secas ao sol e engomadas com sabão de Marselha. Esse linho branco também remete a um antigo método italiano de manter garrafas frias: o tecido era embebido em água e enrolado na garrafa para conservar a temperatura em dias quentes de verão. A caligrafia fluida em bordado amarelo sugere uma presença surreal, quase viva, como se tivesse sido escrita à mão.
“La Grande Dame 2018 é fruto de materiais simples, gestos cheios de significado e histórias de mulheres fortes, mas é, acima de tudo, uma celebração de momentos otimistas e memoráveis”, acrescenta Simon. “Do espírito luminoso e alegre à excelência no savoir-faire, admiro e compartilho os mesmos valores da Veuve Clicquot.”
Unindo os códigos da alta-costura e do champagne, o estojo de presente é revestido em tecido toile du Marais com raios de sol e fita que alterna o logotipo da Veuve Clicquot e a assinatura de Simon. Ele reflete o amor de Simon pelos objetos e sua crença na poesia do cotidiano.
“É uma grande honra para a Veuve Clicquot colaborar com um estilista tão inspirador como Simon Porte Jacquemus. Encontramos valores comuns de alegria, otimismo e convivialidade que a Maison preserva há 250 anos”, comenta Jean-Marc Gallot, CEO da Veuve Clicquot. “Esta colaboração é uma nova expressão desses valores e do nosso Art de Vivre naturalmente elegante.”
Simon Porte Jacquemus & Veuve Clicquot
A obra-prima “Le Rafraîchissoir” – uma nova visão do serviço de champagne
Um rafraîchissoir (cooler) sob medida leva o olhar escultórico de Simon ao design funcional. Ele revisita o Ritual do Champagne em Casa, dando nova vida a esse objeto enraizado na cultura refinada do século XVIII, que marcou a história da Maison Veuve Clicquot. Fiel à sua estética, Simon acrescenta ao serviço tradicional do champagne detalhes imaginativos e sutis.

Inspirado em vasos Médici, o design — composto por um balde de champagne e um resfriador de taças (que podem ser usados juntos ou separadamente) — também incorpora referências pessoais, como as alças quadradas arredondadas e um peixe em trompe l’œil que remete às raízes mediterrâneas de Simon. Respeitando o savoir-faire da ourivesaria, Simon desenvolveu o design em parceria com Camille Orfèvre, premiado com o título de Meilleur Ouvrier de France, reconhecimento da excelência artesanal.
O atelier é um dos últimos ourives de Paris e detentor do selo EPV (Entreprise du Patrimoine Vivant). As peças são produzidas em metal prateado, trabalhadas minuciosamente por mais de 40 horas ao longo de várias semanas, segundo as técnicas tradicionais da alta ourivesaria. Cada etapa é feita à mão, envolvendo até sete ofícios distintos: repuxador, polidor, gravador, esmaltador, prateador, marceneiro e ourives. O resultado reflete a precisão e a riqueza da tradição francesa da ourivesaria.
LEIA TAMBÉM: 10 vinícolas para visitar no sul da Itália: tradição, sabores e experiências únicas
Edição limitada, produzida apenas sob encomenda, personalizável e restrita a 50 peças, Le Rafraîchissoir inclui ainda um conjunto de taças e uma seleção de safras excepcionais de La Grande Dame: 2018, 2012 em Magnum (1,5 litros) e 1990, ano de nascimento de Simon, em Jeroboam (3 litros). Essa curadoria de safras e formatos oferece uma viagem única pela evolução aromática dos vinhos ao longo do tempo e de acordo com o tamanho da garrafa.
“Além da moda, tenho todas essas obsessões em torno do design e da arte contemporânea”, afirma Simon. “Para a Veuve Clicquot, imaginei como as pessoas sentiriam o calor, o artesanato e a emoção ao vivenciar este excepcional vintage La Grande Dame 2018.”
La Grande Dame 2018 – um vintage profundo e preciso
La Grande Dame 2018, 25ª safra da cuvée lançada em 1972, é a expressão de um savoir-faire centenário e de um ano excepcional, com maturidade de uvas próxima à perfeição.

Há mais de dois séculos, a Veuve Clicquot cultiva a Arte do Pinot Noir segundo a visão de Madame Clicquot, que descrevia essa delicada variedade como “a única capaz de produzir vinhos de finesse e frescor incomparáveis”.
Sob a expertise do Chefe de Cave, La Grande Dame 2018 representa o domínio perfeito do envelhecimento a serviço da Arte do Pinot Noir. É um vinho com alma solar, de cor brilhante e luminosa. Seu estilo profundo e preciso se caracteriza pela finesse e frescor sutis, expressos por meio da salinidade.
La Grande Dame 2018 oferece a sensação de equilíbrio ideal, com perfeita harmonia e intensidade para este vintage.
Uma celebração alegre
Para revelar essa colaboração inédita, Veuve Clicquot e Simon Porte Jacquemus criaram uma campanha que imagina uma viagem poética e alegre entre Reims, cidade histórica da Veuve Clicquot, e o sul da França, terra natal de Simon Porte Jacquemus. A direção é de Jonas Lindstroem com fotografia de Jack Davison.
A colaboração será apresentada em setembro e outubro nos Estados Unidos e Europa. Ainda não há data para o lançamento no Brasil.