ESTILO BEBIDAS

Bartender premiado é o novo professor da Escola Chef Gourmet Santa Felicidade

Formado em Gastronomia no Chile, mestre bartender David Rafael é especializado em drinks como Dry Martini e Negroni

Escola Chef Gourmet Santa Felicidade acaba de trazer para o seu quadro de professores o mestre bartender David Rafael, considerado um dos melhores de Curitiba, reconhecido pelo Espresso Martini mais Gelado do Brasil (a cinco graus negativos), especialista em gins tônicos e drinks como Dry Martini e Negroni. Referência no ensino de gastronomia no Brasil, com cursos para iniciantes e profissionais, a Escola Chef Gourmet Santa Felicidade foi inaugurada em junho na Avenida Manoel Ribas, 5511, ao lado da Vinhos Durigan.

“Sou formado em Gastronomia pela Universidade de Santiago do Chile, mas trabalhei um curto período até conhecer e me apaixonar pela coquetelaria. Trabalho com isso há 15 anos, e há cinco sou professor”, conta Rafael, que nasceu na Venezuela e foi criado no Chile. Com cursos de especialização em bartender, gerenciamento, gestão de qualidade e de negócios, ele explica que há diferenças entre as atividades de bartender, barman e mixólogo, um termo ligado à gastronomia, explica David Rafael.

Bartender, barman e mixólogo

Geralmente o bartender é o profissional com formação específica na área, responsável pela coquetelaria e por todo o bar desde a compra das bebidas, estocagem dos produtos, limpeza e treinamento da equipe. Já o barman costuma se vestir de forma mais informal e pode atuar em festas e eventos variados. Costuma ser mais jovem e atua apenas na preparação dos drinks. Por fim, o mixólogo é mais ligado ao lado gourmet, com conhecimento teórico e prático sobre destilados, fermentados, licores e outros, podendo elaborar coquetéis de assinatura própria.

Especialista em gim, Rafael conta que seu interesse pela bebida veio antes dos gins tônicos e drinks com a bebida entrarem na moda.

“Gosto muito de gim, há alguns anos. Mas hoje os gins tônicos e drinks com gim estão bombando. Começou depois da Copa de 2014: o pessoal não conhecia muito e foi tendo contato com os turistas estrangeiros que vieram ao Brasil. Tem feito sucesso nas festas e se tornou uma grande bebida para ser consumida.”

O Curso de Bartender da Escola Chef Gourmet é voltado para pessoas e profissionais que adoram preparar bons drinks. “Com essa formação, você terá todo o conhecimento necessário para seguir padrões internacionais de ingredientes e medidas. Se você já atua na área, essa é uma ótima opção para encontrar colocação no mercado de trabalho. Um diferencial do curso é a possibilidade de trabalhar como freelancer em festas, eventos, bares, baladas e shows, fazendo uma renda extra”, detalha Márcio Goulart, franqueado da Escola Chef Gourmet Santa Felicidade.

Durante as aulas, David Rafael ensina técnicas e receitas baseadas na metodologia da Chef Gourmet, e não em drinks populares. “Nós temos uma apostila com a parte teórica, reforço e atividades com o tema do dia. Ensino teoria, as origens e história, além das técnicas. Sabendo tudo isso, é muito mais fácil replicar qualquer tipo de drink, em especial os 62 drinks da International Bartenders Association (IBA), que são aqueles insubstituíveis, não importa quanto tempo passe. Outra metodologia que trago é ensinar a preparação de xaropes artesanais.”

Deixe um comentário