Amor e vinho: uma atração irresistível
A linguagem do amor e a linguagem do vinho estão completamente entrelaçadas em nossa cultura. Os verdadeiros amantes do vinho dão um grande exemplo tratando a bebida como se trata um grande amor: com cuidado, respeito, delicadeza e, algumas vezes, adoração. Posso listar uma infinidade de razões pelas quais podemos nos apaixonar perdidamente pelo vinho, mas deixo aqui quatro delas para compartilhar com você:
1. CASAIS QUE DEGUSTAM VINHO JUNTOS SÃO MAIS FELIZES
O vinho, quando consumido em uma quantidade moderada, afeta positivamente os relacionamentos amorosos. Um estudo desenvolvido pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostra que casais que consomem uma garrafa de vinho por semana são mais felizes que aqueles que não consomem álcool juntos. Ainda de acordo com a pesquisa, mulheres que bebem com seus parceiros podem aumentar o nível de satisfação na relação em até quatro vezes. Nos homens, esse índice é menor, mas, ainda assim, expressivo. O resultado dessa equação: casais que bebem moderadamente e, detalhe importante, juntos, são os mais “felizes”.
2. INFECÇÃO AMOROSA
Ao beber vinho, o cérebro produz ocitocina, conhecida como “hormônio do amor”. Então, sim, degustar uma taça de vinho tinto tem tudo para deixar o casal mais apaixonado. Mas muito cuidado: o consumo excessivo pode ter um efeito reverso.
3. NÃO DEIXA CAIR NA ROTINA
O tédio é um inimigo perigoso de qualquer relacionamento, mas não acontece quando se está apaixonado por vinho. Se pensarmos em um ano, seria tranquilamente possível degustar 365 vinhos diferentes, pois é apenas uma fração dos milhares de rótulos disponíveis. É extasiante a sensação da constante novidade. O mesmo cuidado que devemos ter no relacionamento a dois, de instigar as boas novas. Infidelidade permitida – e incentivada – é apenas na escolha do vinho!
4. DÁ AQUELA APIMENTADA À RELAÇÃO
A ingestão moderada e regular de vinho tinto está ligada a uma melhor saúde sexual. Segundo um estudo do The Journal of Sexual Medicine, há evidências de uma correlação positiva entre a ingestão moderada de vinho e a saúde sexual dos homens. E continuamos a descobrir que o vinho também pode fazer muita coisa pelas mulheres. Isso se deve às altas pontuações do FSFI (Female Sexual Function Index) e à ingestão de flavonoides.
*Matéria originalmente publicada na edição #262 da revista TOPVIEW.