10 vinícolas para visitar no sul da Itália: tradição, sabores e experiências únicas
O sul da Itália é um destino enoturístico de destaque, reunindo tradição milenar, paisagens de tirar o fôlego e rótulos que conquistam cada vez mais espaço no cenário internacional. Se Toscana e Piemonte já figuram nos roteiros clássicos dos amantes de vinho, as regiões abaixo de Roma, no salto da “bota” da Itália, despontam como redutos autênticos e ainda pouco explorados.
Entre elas, Puglia e Sicília se destacam pela produção de tintos encorpados e aromáticos, como o Primitivo, o Negroamaro e o Nero d’Avola, além de brancos frescos, como o Grillo, ideais para acompanhar a culinária mediterrânea.
Com clima quente, solos diversos e influência direta do Mar Mediterrâneo, essas áreas oferecem condições perfeitas para a viticultura. Os rótulos da região oferecem uma diversidade de estilos que vai dos mais frutados e fáceis de beber aos vinhos estruturados, com potencial de guarda.
Mas, a visita ao sul italiano extrapola a degustação de bons vinhos e possibilita a vivência da hospitalidade local, conhecer vinícolas familiares e históricas e mergulhar em experiências que unem cultura, gastronomia e enologia. Confira uma seleção de vinícolas no sul da Itália para conhecer o melhor da região.
Na Sicília
Principi di Butera
Instalado em uma propriedade histórica restaurada, o espaço une tradição e elegância em um cenário perfeito para compreender a força dos vinhos sicilianos.

Donnafugata
Fundada em 1983 pela família Rallo, é uma das pioneiras da vitivinicultura de qualidade na Sicília. Recebe visitantes para tours, eventos e degustações.

Planeta
Talvez a vinícola mais famosa da ilha, a Planeta construiu sua reputação ao valorizar a diversidade dos terroirs sicilianos. Com várias propriedades passando por Menfi a Noto, passando pelo Etna e pelas ilhas, oferece experiências que vão de degustações premium a hospedagem em resorts boutique.

Firriato
Com vinhedos espalhados da costa de Trapani até as encostas do Etna, a Firriato é conhecida por trabalhar tanto com variedades autóctones quanto internacionais. Os tours incluem visitas às adegas subterrâneas e degustações de rótulos premiados.

Arianna Occhipinti
Ícone da nova geração de produtores sicilianos, Arianna Occhipinti é referência no movimento dos vinhos naturais. Localizada em Vittoria, no sudeste da Sicília, sua vinícola produz rótulos biodinâmicos a partir das uvas Frappato e Nero d’Avola, sem filtragem e com mínima intervenção.

LEIA TAMBÉM: Dia do Vinho Chileno: uma celebração de elegância e terroir
Na Puglia
Le Scuderie
Vinícola com hospedagem em um castelo, rodeado por vinhedos de Primitivo, Negroamaro e Malvasia Nera. Proporciona uma experiência completa de enoturismo, unindo história, vinho e hospitalidade.

Trulli Il Castagno Winery and Farmhouse
Uma pequena vinícola familiar, situada em um conjunto de trulli restaurados do século XIX, oferece vinhos artesanais e experiências autênticas. Eles promovem degustações e visitas aos vinhedos, imersas numa atmosfera histórica.

Tenuta Corallo Winery
Vinícola orgânica que aproveita a proximidade do mar para conferir frescor aos seus Primitivo, Negroamaro, Malvasia Nera, Aleatico e Fiano, com estrutura moderna para tours e degustações.

Masseria Amastuola Winery & Wine Resort
Projeto que reúne arte, paisagem e vinhos orgânicos num “jardim vinícola” desenhado, com hospedagem, restaurante e diversas atividades como tours, aulas de culinária e passeios a pé, a cavalo ou de bicicleta. O destino também é uma opção para casamentos.

Terra Jovia
Vinícola histórica, presente desde o século XVIII, reviveu recentemente com foco na qualidade. Produz Primitivo e Primitivo Riserva, oferece tours com almoço em sua masseria e até hospedagem.

*Matéria feita sob supervisão da jornalista Ananda Oliveira.