Barbera van den Tempel transforma tecidos em arte exuberante no MuMa
Na terça-feira, 13 de novembro, a artista Barbera van den Tempel abre a exposição “Universos Paralelos”, às 18h, no Museu Municipal de Arte – MuMA, em Curitiba. O trabalho de arte têxtil usa materiais adquiridos pela artista em viagens pelo mundo, explorando os elementos da pintura e da escultura para alcançar novas texturas e cores. “Cada trabalho dá a ideia para um próximo, e as técnicas são adaptadas conforme as ideias que surgem durante o processo”, revela Barbera sobre a exposição.
A artista experimenta diferentes materiais, como algodão, seda e o feltro, este último, material de origem animal, vindo do carneiro, da alpaca e do merino. Barbera propõe aos visitantes a experiência de perceber e ver a qualidade tátil desses trabalhos, que trazem características híbridas. Por meio dessas matérias primas, ocorre um trabalho físico da artista para a produção dos trabalhos. Processos envolvem esticar fio a fio com as mãos, intercalando e sobrepondo, para junta-los e criar tramas. Os materiais são unidos pelo sabão e água quente, e depois são friccionados com a força do corpo para o entrelaçamento dos fios.
A exposição “Universos Paralelos” fica em cartaz até o dia 20 de janeiro de 2018 no Museu Municipal de Arte. Para conhecer os outros trabalhos expostos, acesse o site oficial do Muma.
Barbera van den Tempel no MuMa
Universos Paralelos – Barbera van den Tempel
Museu Metropolitano de Arte – Portão Cultural – Sala 1_Av. República Argentina, 3.432.
Horário de funcionamento: 10h às 19h (3ª feira a domingo). Entrada gratuita.