ESTILO

Barbarella: a bakery mais premiada de Porto Alegre inaugura unidade em Curitiba

Sob o comando da chef Ana Zita Klein, a Barbarella Bakery chega para transformar o mercado da capital

Eleita 11 vezes na categoria O  Melhor Pão de Porto Alegre pela Veja Comer & Beber, a premiada chef Ana Zita Klein volta a inovar e abre a sua primeira unidade fora do Rio Grande do Sul. Agora é a vez da capital paranaense provar os pães de fermentação natural da Barbarella Bakery, sem aditivos ou qualquer mistura pronta, que os gaúchos tanto apreciam. O local escolhido reflete o mesmo charme da matriz e fica na Rua Comendador Araújo, coração do Batel.

(Foto: divulgação)

O resgate do pain au levain e a redescoberta do prazer do pão artesanal fizeram da Barbarella Bakery uma empresa pioneira. “Farinha, água, sal, fermento biológico e longos descansos são a base dos meus pães, posso dizer que é este o meu segredo, isto traz complexidade, sabor e digestibilidade”, ensina.

(Foto: divulgação)

Engenheira de alimentos por formação, foi no ambiente acadêmico que a sua história com a fermentação natural teve início. Seu estudo sobre as técnicas de fermentação natural renderam o Prêmio Engenheiro do Ano 2002, feito inédito, até então, a uma mulher. “Consegui unir o rigor técnico da panificação tradicional aos parâmetros científicos, contribuindo para um alto padrão de qualidade da minha produção. Isto foi fundamental para o meu negócio”, destaca.

(Foto: divulgação)

Curitiba como novo lar

Curitiba é uma das capitais que mais gera emprego e recentemente foi eleita uma das 21 cidades mais inteligentes do mundo pela Intelligent Community Forum (ICF). O mercado em ascensão foi o motivador para a expansão da Barbarella Bakery e a escolha pela capital paranaense.

“Nosso formato é diferenciado, não existe nada similar em Curitiba.  A Barbarella Bakery é uma mistura de padaria francesa com lanchonete americana, requinte e modernidade, arrojo e tradição. Não por acaso, o nome Barbarella é uma homenagem a um ícone feminino do final dos anos 60: uma personagem heróica, eternamente jovem e futurista”, conta a chef.

O formato diferenciado reflete não somente no cardápio, mas também no horário de atendimento. Na Barbarella Bakery é possível tomar um delicioso café da manhã a partir das 8h, almoçar, finalizar o dia com um happy hour e ainda jantar, uma vez que a casa encerra o atendimento às 22h.  Além do atendimento presencial, atende nos principais aplicativos de comida e assim, como em Porto Alegre, possui o próprio e-commerce de produtos. Outro diferencial é o fato de ser uma indústria que produz uma linha de pães pré-assados preservados a vácuo que se conservam resfriados por 30 dias e o cliente termina de assar em casa.

O menu

Os pães são feitos ou aquecidos na hora, tudo para deixar a experiência ainda mais sensorial, e o cardápio indica o tempo de preparo, que varia de 5 a 30 minutos. O menu contempla o estilo “tout le pain” ou seja, o pão é sempre a estrela seja como base ou o acompanhamento e se divide em Bakery Goods, Combinações Simples, Sanduíches Especiais, Health & Confort, Sopas e Saladas e Sobremesas

Para saborear o tão famoso pão da Barbarella Bakery, uma excelente pedida é iniciar pelos Sanduíches Simples e Outras Combinações, servidos de duas formas: o simples original (no pão quentinho recém-saído do forno contrastando com os frios) e o simples gratinado (com queijo derretido, bem quentinho), em treze opções deliciosas. “Batizei uma boa parte deste menu de “simples” por ter os sabores tradicionais, aqueles que todo mundo conhece, mas que aqui são simplesmente deliciosos”, conta.

(Foto: divulgação)

A Health & Confort, com avocado toast e banana bread; a Baguete na Tábua, com a tradicional baguete de 50 centímetros servida quente e fatiada acompanhada de pastas e molhos, servindo até três pessoas.

(Foto: divulgação)

A Sanduíches especiais, com cinco opções frias e oito quentes; Soup & Salad, com oito itens segmentados entre cremes deliciosos e saladas cuidadosamente elaboradas, e para finalizar, as famosas Sobremesas, uma sequência de 10 pratos doces, com destaque para a Gilda, croissant recheado com doce de leite, coberta com chocolate meio amargo derretido, sorvete de baunilha em fava e um toque de praliné de nozes.

Prêmios conquistados

  • 11 vezes campeã pela Veja Comer&Beber
  • 10 vezes campeã pela Revista Sabores do Sul
  • Campeã Prêmio 3 Porteiras de Agrobusinesspela FEDERASUL -2016
  • Prêmio Engenheiro do Ano 2002 pela SERGS

Serviço:

Barbarella Bakery

Onde: Rua Comendador Araújo, 795 – Batel.

Mais informações em www.barbarellabakery.com

Deixe um comentário