ESTILO

Balé do Guaíra abre temporada 2021 com valsa filmada por drones

A coreografia gravada dentro das casas dos dançarinos reaproxima o público após um ano fora dos palcos

Com a impossibilidade de se apresentar presencialmente para o público, o Balé do Teatro Guaíra inovou mais uma vez e abriu a temporada de 2021 com uma apresentação filmada por drones. A coreografia inédita chamada de “Valsa de Apartamento”, foi gravada dentro casas dos dançarinos e teve a intenção de trazer proximidade e intimidade com o espectador, como se o público estivesse junto aos bailarinos.

A diretora do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter, explicou que a ideia surgiu para aproximar o público após um ano longe dos palcos, uma situação inédita na história do Teatro. “Foi uma forma de agradecer a todas as pessoas que acompanham nosso trabalho e não deixaram de fazer parte da história do Guaíra ainda que de forma virtual”.

A coreografia foi criada pelo bailarino João Vitor Rosa, que passou horas em vídeo-chamadas com os colegas para acertar detalhes da dança. De acordo com o dançarino, a Valsa de Apartamento ilustra a maior vontade do Balé, que é estar junto do público novamente. “Nessa coreografia, lembramos do tempo em que dançávamos juntos para imaginar esse futuro encontro”, diz.

Rosa conta também que a escolha de uma valsa é também uma representação do momento atual que a sociedade vive: “A valsa de Shostakovich embala os bailarinos em um pêndulo para expressar o que todos sentimos: a necessidade de dar um passo atrás para em seguida dar um passo à frente. O ir e vir da vida nos lembra que momentos melhores virão para estarmos juntos no palco novamente dançando sem limites”, finaliza.

Confira o vídeo completo:


Colaboração: Giovana Vieira Frioli

Deixe um comentário