ESTILO

Bairro de NY é inspiração do novo residencial em Porto Alegre (RS)

Moderno e alto padrão, o novo empreendimento Tribeca Residences, traz conceitos do descolado bairro nova-iorquino TriBeCa para o coração do bairro Mont’Serrat

O bairro nova-iorquino TriBeCa, um dos epicentros de moda e design de NY, é inspiração de um novo empreendimento em Porto Alegre (RS), o Tribeca Residences. O padrão arquitetônico contemporâneo baseado nas edificações do pulsante local, tal como seus conceitos e tecnologia dão o tom norte-americano no novo residencial. Localizado em área privilegiada de Porto Alegre, no Bairro Mont’Serrat (Rua Artur Rocha, 530), o prédio é a nova aposta da Tomasetto Engenharia, no momento em fase de pré-lançamento, com gestão da 2day Consultoria. O Grupo Sólido, à frente do projeto, foi in loco buscar tais características para concepção da edificação, de alto padrão. Alguns dos conceitos trazidos de NY para o projeto foram o estilo minimalista industrial, gentileza urbana e sustentabilidade, walkability (caminhabilidade do pedestre), artístico, com uma Gallery Hall, além de espaços compartilhados descolados e inovadores.

O empreendimento

(Foto: divulgação | Tribeca Residences)

Idealizado no estilo minimalista, um dos conceitos trazidos para o Tribeca Residences, o da gentileza urbana, pode ser visto logo no acesso externo do empreendimento. Conforme destacam os sócios-diretores do Grupo Sólido, Luiz Antônio Gomes Camargo e Juliano Trindade Souto, a ideia é valorizar o pedestre criando um jardim totalmente integrado ao passeio: um estar com banco de madeira embaixo de uma árvore. “Um verdadeiro convite de descanso na sombra para quem circula no bairro”, evidenciam.

O empreendimento também valoriza a questão de walkability ou “caminhabilidade”, alcançando pontuação 94 pelo site internacional Walk Score, que avalia as facilidades de deslocamento a pé da vizinhança. Este conceito ganha força na busca de cidades mais sustentáveis focadas nas pessoas e na facilidade para caminhar pelo ambiente urbano, complementando o conceito de gentileza urbana do empreendimento.

Totalmente inspirado nas construções industriais de TriBeCa, a obra, de fachada nada monótona, receberá revestimento de pastilhas de tijolo, laje em concreto aparente, além das variações de aberturas e escalonamento na volumetria. “Nessa pluralidade encontram-se breezes metálicos deslizantes que não só trazem conforto para o usuário, como são uma peça de interação com a próxima composição arquitetônica”, explica Camargo.  

Além de todos esses recintos diferenciados, na entrada do prédio, em torre única de dez andares, o projeto conta ainda com ambiente do Gallery Hall, o qual o usuário é transportado para dentro de uma galeria de arte, onde estarão expostas elegantes obras, com curadoria a definir. “O empreendimento no Mont’Serrat se inspira num bairro com história, mas que olha para o futuro quando cria conveniências da vida moderna, como delivery center e espera para carregamento de carro elétrico, entre outros”, ressaltaram os sócios-diretores do Grupo Sólido. 

Ambientes internos

Já nos ambientes internos, o empreendimento conta com vários espaços pensados para uma vida contemporânea dinâmica. Entre eles, Laundry and fix it (lavanderia e espaço com ferramentas e utensílios compartilhados para pequenos consertos); Conference Room (local para realização de pequena reunião de trabalho ou uma call, por exemplo); Lower Balcony (terraço para momentos informais de happy hour); Delivery Center (espaço com acesso externo exclusivo para o entregador, onde as encomendas são entregues e armazenadas adequadamente mesmo que precisem ser refrigeradas); e Rooftop (espaço no topo do edifício com área gourmet/bar totalmente integrada a um terraço com espelho d’água e vista).

Deixe um comentário