Artista fala das técnicas que influenciam seu trabalho - TOPVIEW

Artista fala das técnicas que influenciam seu trabalho

Grandes nomes como Picasso e Dalí são inspirações para Ariel Busquila

Compartilhe

Cada artista tem uma forma de expressar ao mundo o seu trabalho, o que torna o cenário bastante rico em diversidade. Para o pintor Ariel Busquila, as técnicas analógicas são influências que ele preserva mais do que as criativas na hora de pintar, aproveitando todo o potencial do processo singular que envolve cada criação. Em um de seus textos, outra arte que ele tem expressado, afirma que seus quadros são parte de si em forma de obra, com um estilo próprio. 

“O que inspira é que a arte sempre foi um meio de comunicação desde as épocas em que pintavam rupestres e hoje as ironizamos com mensagens subliminares. Nesses tempos, falamos com ela o que temos a dizer”, enfatiza. O artista paulistano conta que aquilo que aos olhos pode ser julgado como fácil, às vezes levou de fato um segundo para ser feito ou meses, daí a subjetividade artística. 

As obras vanguardistas da Europa, na ascensão da burguesia, são também inspirações para o trabalho de Busquila. Nomes mais conhecidos e notórios, como Pablo Picasso e Salvador Dalí, e suas obras Guernica e A Persistência da Memória, respectivamente, fazem parte do universo de inspiração do pintor. 

Baseado nesses estilos artísticos, ele tem uma série de Leões, feitos em 2016 (Leão Azul) e 2019 (Leão Xuxu e Leão Peixe), acessíveis em seu portfólio digital. Contudo, o artista ressalta que nem todos os estilos combinam nas decorações de ambientes. “Alguns se situam melhor no meio expositivo do que decorativo, porém cada composição pictórica varia de ambiente com facilidade”, complementa.

Em tempos de mudanças no modo de trabalho e na rotina, a cultura tem sido recorrida com frequência por públicos distintos, desde os mais apaixonados até novos adeptos. Dentro dessa realidade, Busquila trabalha com uma proposta artística inclusiva, que pretende expandir o acesso da arte a mais pessoas. Todas as suas obras podem ser conferidas na web, possibilitando na prática essa democratização. Sobre novos projetos, em abril o artista lançou o seu primeiro livro, Beny Beneli (editora Chiado Books), que está disponível para compra online nos formatos físico e ebook

In this article

Join the Conversation