Artigo: soluções inovadoras diferenciam as empresas de rastreamento na crise - TOPVIEW

Artigo: soluções inovadoras diferenciam as empresas de rastreamento na crise

O rastreamento de veículos assegura a operação do condutor do veículo e também da empresa

113 0
Compartilhe

O rastreamento é considerado como um dos segmentos mais promissores da segurança eletrônica. Contudo, as implicações econômicas do novo coronavírus modificou as demandas de mercado, impondo desafios e também oportunidades de recuperação para as empresas. O fato é que a quarentena diminuiu consideravelmente as demandas de transporte e, por isso, houve a diminuição de clientes ligados ao varejo, mas não paralisou todas as oportunidades de negócio – neste momento é preciso prestar atenção às frotas estacionárias.

Referentes ao setor de mineração, siderurgia, parte do agronegócio e também da linha amarela (máquinas), essa frota é uma das principais beneficiárias de um dos grandes diferenciais para as empresas de rastreamento neste momento de crise, a Telemetria – que agrega inúmeras vantagens para o consumidor final, como redução de custos e eficiência operacional.

A partir do trabalho do Comitê de Rastreamento Abese, observamos que cada vez mais este mercado está ganhando força e se consolidando como um pilar importante para o segmento de rastreamento. O primeiro fator, é que a tecnologia permite o acompanhamento da trajetória do veículo para análise de estatísticas relacionadas ao seu uso, como manutenção preventiva e corretiva, eventos de sinistro, não conformidades e padrão de uso.

Através do monitoramento do veículo é possível monitorar a rota do condutor, o controle da dirigibilidade do motorista (Driver Behavior) e através da coleta de informações, alertar o condutor sobre situações de desperdício de combustível ou desgastes desnecessários, como uso da marcha errada, aceleração inadequada, veículo ligado parado e outras situações. Com isso, especialmente durante a crise, a tecnologia contribui ativamente na redução de custos.

Além disso, o rastreamento de veículos assegura a operação do condutor do veículo e também da empresa. A partir das informações é possível identificar infrações diversas por parte do motorista, como excesso de velocidade na chuva e no seco, multas, aceleração e frenagem brusca, desvio de rota – ou seja, em caso de cobranças indevidas, os dados podem servir para contestar cobranças indevidas.

Sabemos que a pandemia gerou reflexos em todos os setores da economia e que muitas empresas estão em busca de soluções inovadoras para equilibrar as contas, diminuir custos de operação e oferecer mais com o mínimo de investimento. Nesse sentido, o segmento de rastreamento conta com uma solução eficiente, essencial e que atende às principais demandas da economia agora e, por que não, também a longo prazo.

*Escrito por Renata Vieira, representante do Comitê de Rastreamento da Abese

In this article

Join the Conversation