4 arquitetas curitibanas indicam seus highlights da Art Basel Miami - TOPVIEW

4 arquitetas curitibanas indicam seus highlights da Art Basel Miami

Caroline Andrusko, Jocymara Nicolau, Margit Soares e Renata Pisani estiveram na prestigiada feira de design e compartilharam seus destaques na Artefacto Curitiba

Compartilhe

Miami é um dos mais importantes centros de arte, arquitetura e moda. E estes três segmentos se juntam com força durante a Art Basel Miami que, neste ano, aconteceu durante a primeira semana de dezembro. É a época em que a cidade ferve, não só pela badalada feira de design, mas por várias outras que acontecem paralelamente.

E claro que a Artefacto Curitiba não podia ficar de fora. Para comemorar os 15 anos da loja na cidade, vários profissionais brasileiros foram a Miami para conferir as principais tendências e participar de festas exclusivas da marca de mobiliário. Entre as curitibanas estavam Caroline Andrusko, Jocymara Nicolau, Margit Soares e Renata Pisani.

Na quinta-feira, 14 de dezembro, as arquitetas se reuniram na Artefacto Curitiba para apresentar os destaques vistos nas feiras. Confira, abaixo, os destaques do bate-papo que abordou as principais tendências apontadas por cada uma.

A paixão de Margit Soares pela tecnologia

Margit deixou claro seu interesse pela arte multimídia e em 3D. Em meio a tantas possibilidades vistas na Art Basel, a interação com as obras foi o que mais chamou sua atenção. Um dos pontos altos foi a imersão nas obras, que pode ser feita com quadros e esculturas que se transformavam e interagiam com o público. O grande destaque: o uso da arte em forma de vídeo!

Para a arquiteta, quando se está em Miami neste período do ano, é impossível não respirar arte. “Por mais que você não queira participar da Art Basel, você vai viver a Art Basel”, finalizou.

Renata Pisani e os artistas brasileiros

 

Louis Vouitton apresenta sua cadeira de balanço toda em couro na Miami Design #luxo #luxuryhome #designlovers

Uma publicação compartilhada por Renata Pisani Arquitetura (@renatapisaniarquitetura) em

Eles estavam lá com força e Renata adorou! Além de artistas nacionais, a América Latina estava presente em grande quantidade nas feiras – como a Pinta, um dos eventos paralelos. Entre os destaques da arquiteta está Ernesto Neto e suas grandes e incríveis redes; a SIM Galeria, que expôs obras de Cícero Dias; e a galeria Ricardo Camargo, com acervo da galeria Almeida e Dale expondo obras de Wesley Duke Lee. E o melhor: as feiras contemporâneas permitem o contato com os artistas.

Apesar de forte presença brasileira, o grande destaque de Renata é o pintor venezuelano Carlos Cruz Diez. Ele trabalha com arte cinética, o que faz com que as obras se transformem e mudem de cor conforme o olhar.

Caroline Andrusko: mobiliário e moda

Modernidade, volumetria, sobreposição e naturalidade: essas são as tendências de mobiliário vistas em Miami. Entre os destaques de Caroline, painéis com volumes, cores e texturas. Além disso, ela cita como tendência o uso da madeira natural mesclada com materiais industriais, como aço e ambientes monocromáticos. Ela também destaca a volumetria, o uso do couro em peças de mobília e de sofás despojados e flexíveis, permitindo a brincadeira com modulações.

Mas o que chamou mesmo a atenção dela foi a ligação entre moda e arte. Grandes marcas como Fendi e Louis Vuitton apostaram no mobiliário e lançaram suas próprias peças por lá.

As descobertas de Jocymara Nicolau

 

Pinta Miami – Art Basel

Uma publicação compartilhada por NP Arquitetura (@nparquitetura) em

A arquiteta lembrou destaques que fogem da programação da Art Basel. Ela citou a deslumbrante Casa Marcio Kogan, decorada em parceria com a Artefacto. Todos os produtos são da loja – vários deles, inclusive, de autoria do catarinense Jader Almeida.

Para ela, há muito o que se ver além das feiras. Como Miami respira arte, cada detalhe deve ser analisado e interpretado como obra. Entre os destaques apresentados no bate-papo, ela cita bares e hotéis que contam com decoração deslumbrante: lustres, cadeiras e sofás cheios de design que parecem ter saído diretamente de uma das feiras.

In this article

Join the Conversation