6 cidades para conhecer a arte urbana em Portugal
Portugal não é mais o mesmo. Cores e grafites invadiram o país, que ganha mais um aspecto cultural forte: a arte urbana.
Um verdadeiro festival de arte a céu aberto toma conta das ruas portuguesas e encanta turistas e moradores. Na região central do país, que conta com cidades como Leiria e Aveiro, é possível encontrar mais arte urbana. Confira um roteiro para conhecer todas essas cidades encantadoras.
6 cidades para conhecer a arte urbana em Portugal:
Leiria
Um livro a céu aberto. Assim podemos descrever a cidade, que fica a 1h30 de Lisboa. As paredes da cidade contam com 13 murais que contam a história do livro O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz. As pinturas, feitas por Sílvia Patrício, podem ser encontradas, também, com ajuda visitas guiadas, realizadas no segundo sábado de cada mês.
Figueira da Foz
Ao norte de Leiria está Figueira da Foz, cidade que conta com um dos murais mais interessantes. Herança Viva, de Add Fuel, é feita com os tradicionais azulejos portugueses e se distancia um pouco do conceito de grafite. Além de Fuel, podem ser encontrados artes de Kruella d’Enfer, que trabalha com criaturas místicas e imaginação.
Aveiro
Aveiro, que fica a 40 minutos de Figueira da Foz, tem uma característica interessante. A arte de rua não é pintada e, sim, esculpida. O trabalho é feito pelo português Vhils, que cria texturas e relevos com a ajuda de ácido e martelos. Uma das esculturas mais populares é um rosto rico em detalhes, que está na frente da Estação Ferroviária de Aveiro, onde é possível encontrar art noveau e arte contemporânea.
Estarreja
O vilarejo de Estarreja, vizinho de Aveiro, também tem suas peculiaridades. O artista pioneiro Bordallo II transformou lixo em arte e criou esculturas impressionantes. A maioria retrata animais feitos com materiais descartados, criando relevos nos muros que chamam atenção de todos que passam.
Viseu
No interior de Portugal fica Viseu, uma cidade que vai além de seus vinhos conhecidos e monumentos históricos. Grande parte dos murais encontrados na cidade foi pedido da própria prefeitura, que convidou artistas, como AKA Corleone, BASIK e Kruella d’Enfer, para levar arte urbana para a cidade.
Covilhã
Por fim, Covilhã traz prédios, muros e casas que se tornam telas para a arte urbana de Portugal. Artistas como Bosoletti, Doa Oa e Third podem ser encontrados na cidade, que se tornou conhecida como centro de arte urbana graças ao Wool Festival, evento que promove visitas guiadas para conhecer o conceito das obras.