ESTILO

Arte: um movimento plural

Torne-se um consumidor de arte e descubra novos horizontes

A arte é uma das formas de representação da sociedade e uma forma de manifestação social. Desde sempre, ela tem algo a nos dizer, seja da maneira mais rudimentar até a mais glamorosa – esta última geralmente assinada por grandes mestres. Os artistas, portanto, têm sido parte importante da história e das transformações vistas no mundo. O período no qual viviam fica claramente definido em suas obras por meio de movimentos e acontecimentos que ficaram marcados.

Para alguns de nós, nosso primeiro contato com a arte é na escola e, na maioria dos casos, não somos estimulados a mergulhar nesse universo incrível e transformador. Quando você buscou a arte pela última vez? Na sua última viagem, visitou algum museu? Você tem obras em casa? Se não investirmos em educação, não teremos novos poetas. Se não investirmos ou valorizarmos a arte, não teremos novos artistas. A valorização da nossa categoria começa pelo básico, o reconhecimento e o apreço por esse mercado.

“A arte possibilita um diálogo com quem a observa, sendo sinônimo de expressão de sentimentos, emoções, revoltas e traumas.”

Você se considera consumidor de arte? Se ela é tão benéfica para a sociedade, imagina o quão bem pode fazer para você. Conviver com ela é algo sensorial. Sentir-se tocado e ter o coração afagado todos os dias é uma experiência ímpar – e está ao nosso alcance. Procure saber quem são os artistas da sua região, o que cada um expressa, qual estilo ou técnica combina mais com o seu gosto.

As obras se tornam instrumentos de transmutação e sentido. O benefício é geral: proporciona uma economia circular e sustentável, gera autoconhecimento e dá identidade e vida à sua casa. Se iniciarmos esse movimento, quem sabe a arte volte a ter o destaque e a importância que merece.

A arte possibilita um diálogo com quem a observa, sendo sinônimo de expressão de sentimentos, emoções, revoltas e traumas. Uma forma de ver, se entender (e entender o outro) e evoluir. Eu enxergo como uma viagem encantadora e renovadora para dentro de si. Vamos nessa juntos? Que tal fazer parte da história e se tornar um consumidor?

*Coluna originalmente escrita por Paulo Ricardo Campos, convidado de Ane Calixto Ruh, e publicada na edição #246 da revista TOPVIEW.

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