ESTILO

Arquitetura: projeto Saudabilidade em Hotel vence concurso

Com paredes verdes Ecotelhado e outros sistemas, projeto do escritório Atelier O’R é vencedor do concurso Healthy Building Certificate

A arquitetura sustentável tem conquistado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Apesar de haver bons exemplos de empreendimentos no Brasil, pela primeira vez haverá um Hotel referência por, além de cuidar dos recursos naturais, priorizar o reuso de água, a conexão com a natureza, priorizar a saudabilidade dos espaços e das pessoas. Conheça o Hotel Van der Werf, vencedor do concurso Healthy Building Certificate (HBC).

O hotel tem previsão de ser construído em Holambra – conhecida como cidade das flores, em 2021. O objetivo do concurso foi reunir arquitetos certificados pelo HBC para apresentar projetos que atendessem aos parâmetros da certificação saudável e sustentável tornando a experiência do hospede única e transformadora. O resultado foi um ambiente que priorizará o bem-estar e a saúde de hóspedes e colaboradores tornando-se uma referência e inspiração para o setor do turismo. 

O conceito vencedor é do escritório Atelier O’R, que traz um desenho que mimetiza um barco a velas e os polders holandeses. Esta é uma homenagem à família Vander Werf, que foi fabricante de barcos por diversas gerações. A cobertura tem tecido tensionado e faz uma alusão das velas dos antigos navios e moinhos holandeses

O Hotel Van der Werf terá a aplicação de materiais não tóxicos para manter a qualidade interna do ar, eficiência energética, biofilia, redução do consumo de água, reutilização de águas pluviais, criação de espaços multifuncionais e integração com o entorno.

Para o especialista em Design Biofílico João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo da Ecotelhado – responsável pelas paredes verdes do projeto, esse é um exemplo de empreendimento que gera autossuficiência. “Estamos ampliando a conscientização de que os recursos naturais são escassos. Precisamos cuidar do meio ambiente e sermos resilientes. Assim, teremos mais saúde e estaremos mais preparados para os desafios da vida moderna”, acrescenta.

Além de bonitas e imponentes na fachada e áreas internas, os jardins verticais da Ecotelhado foram desenhados para filtrar as águas pluviais. As águas cinzas, vindas do chuveiro, banheiras e torneiras, por exemplo, são filtradas por wetlands e também armazenadas nos polders sendo reutilizadas no hotel para o paisagismo e outros fins não potáveis. 

Deixe um comentário