ESTILO

ARQUITETURA: projeto tornou refúgio à beira mar prático e atemporal

Em busca de ambientes amplos e confortáveis, o escritório de Patricia Penna apostou em soluções modernas nos revestimentos, marcenaria, iluminação, mobiliário e objetos

Mais oportunidades para curtir a companhia da família e dos amigos, menos tempo gasto nos cuidados com a casa. Quando receberam a missão de assinar o projeto de interiores deste refúgio no litoral norte paulista, a arquiteta Patricia Penna e sua equipe, tinham bem claro quais eram os desejos dos proprietários. “Eles queriam uma residência ampla e confortável, com revestimentos de fácil manutenção”, confirma o arquiteto João Paulo Duque, do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design. “E assim, o projeto superou as expectativas dos nossos clientes, ao oferecermos soluções práticas, que resultaram em ambientes modernos e fluidos”, continua.

Captar os desejos da família e colocá-los em prática permeou cada decisão do projeto de interiores, por isso materiais comuns em casas de praia ficaram de fora, como madeira rústica, pedra com acabamento natural e fibras naturais, dando espaço a alternativas mais práticas e minimalistas. “Um dos grandes desafios foi atender às expectativas dos clientes, que optaram por materiais usualmente aplicados em projetos urbanos, e ainda assim manter a atmosfera de casa de praia”, explica João Paulo.

Com as expectativas alinhadas, a equipe começou a traçar o melhor caminho para conseguir uma casa moderna com atmosfera urbana. Quem chega é surpreendido pelo jardim de boas-vindas. A área externa, destaque do projeto, conta com uma piscina semicoberta, além de um grande gramado de frente para o mar. Para deixar o ambiente ainda mais encantador, espécies como coqueiros, orquídeas, guaimbés e até uma jabuticabeira, engrandecem o paisagismo. O deck ecológico recebeu as espreguiçadeiras para os momentos ao sol. Em todo o setor de lazer, o mobiliário escolhido tem estruturas de alumínio, acabamentos em couro náutico, fibras sintéticas ou telas, ideais para suportar as intempéries.

No interior da casa, grandes painéis de madeira são importantes elementos do setor social, no pavimento térreo. Amigos e familiares conseguem passar horas agradáveis no living, onde um sofá e duas confortáveis poltronas em tons neutros, todos da Artefacto, conversam com a atmosfera minimalista da decoração. “Os layouts fluídos e sem exageros são compostos por um mobiliário simples, porém sofisticado. A sensação de continuidade dos ambientes fica por conta do piso em porcelanato técnico de cor clara”, conta João Paulo.

Deixe um comentário