ESTILO

Coluna Jayme Bernardo, fevereiro de 2018

Na primeira coluna que escreve para a revista TOPVIEW, o renomado arquiteto Jayme Bernardo nos apresenta o escritório francês Studio KO

Compartilhamos o que a vida nos oferece de melhor. Seguindo essa linha de pensamento, aceitei com muita honra o convite para trazer um pouco da minha experiência de eterno viajante e caçador de tendências para os leitores da TOPVIEW. Neste espaço, falarei de forma bastante pessoal sobre assuntos recorrentes do meu dia a dia: arquitetura, lifestyle, gastronomia e lugares icônicos, que são verdadeiros achados. Será um prazer enorme dividir isso com vocês. Compartilhamos o que a vida nos oferece de melhor. Seguindo essa linha de pensamento, aceitei com muita honra o convite para trazer um pouco da minha experiência de eterno viajante e caçador de tendências para os leitores da TOPVIEW. Neste espaço, falarei de forma bastante pessoal sobre assuntos recorrentes do meu dia a dia: arquitetura, lifestyle, gastronomia e lugares icônicos, que são verdadeiros achados. Será um prazer enorme dividir isso com vocês. Neste primeiro encontro, gostaria de compartilhar um escritório muito inspirador, o Studio KO, dos arquitetos franceses Karl Fournier e Olivier Marty. Vamos viajar por algumas das criações e dos conceitos magníficos dessa dupla?

Um conceito minimalista

Localizado na África, esse projeto revela traços lineares e minimalistas: com muita elegância, os arquitetos conseguiram levar aconchego utilizando poucos recursos. Conseguir expressar um trabalho com um traçado limpo é muito mais desafiador do que criar vários elementos para preencher os ambientes.

Museu Yves Saint Laurent, em Marraquexe

Com base nos arquivos do designer de moda, o Studio KO desenhou o edifício, pensando em formas delicadas e ousadas e imaginando o corte de um tecido para um vestido, com suas curvas e traços. A fachada é composta por uma “renda” de tijolos terracota. Inaugurado em 2017, o museu conta com espaços expositivos temporários e permanentes, uma biblioteca com arquivos de pesquisa, um auditório, livraria e um café na cobertura. No interior do museu: coleções de Saint Laurent que tiveram a influência do Marrocos.

Natureza

Cores neutras e arquitetura integrada com a natureza contribuem para o efeito fantástico das paisagens que invadem os projetos do escritório Studio KO espalhados pelo mundo. Interagir de forma tão espetacular com o entorno respeitando a sua essência é uma tarefa cumprida com excelência pelos arquitetos.

*Jayme Bernardo é arquiteto e urbanista pela UFPR e dono de um reconhecido traço contemporâneo, que também marca suas peças de mobiliário e objetos de decoração. Sua trajetória de mais de 30 anos inclui trabalhos nas áreas de hotelaria, gastronomia e projetos residenciais, incluindo trabalhos no exterior.

*Matéria publicada originalmente na edição 208 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário