Arquitetura e Elementos: livro conta a história de residências antigas de Curitiba
O box dos livros Arquitetura e Elementos, produzido pelos arquitetos Fábio Domingos Batista e Paula Morais, tem como principal objetivo resgatar a urbanidade e o modo de viver da cidade de Curitiba. A obra conta a história de 160 residências localizadas na capital paranaense.
“Nós escolhemos a arquitetura residencial pois é a mais presente na cidade. Fizemos um recorte temporal: do início da década de 1920 até o final da década de 1960”, pontua Fabio sobre o processo de escolha dos imóveis. Ao todo, foram analisadas 1600 residências. Desse número, 300 foram fotografadas e, a partir desse material, as 160 presentes no box foram escolhidas.
Os livros também fazem um resgate afetivo: “existe um lado sentimental nesse processo. Conseguimos fazer um resgate de memória afetiva e remeter ao passado, fazendo com que antigas residências fossem valorizadas por sua arquitetura particular”, afirma Paula.
A estrutura
O box é divido em dois livros. O primeiro, Arquitetura, é focado na construção das residências curitibanas. O segundo, Elementos, apresenta os detalhes e aspectos especiais dos locais – janela, porta, santinhas, são exemplos de elementos encontrados na publicação.
O artista Rômulo Lass foi convidado ajudar na diagramação dos livros. A cada mudança de capítulo, há uma arte desenvolvida por ele.
Exposição
As fotos do livro estão expostas na Soma Galeria até o dia 27/07. A mostra é intitulada Fragmentos e apresenta as fotografias retiradas por Paula durante a produção do box.
Serviço
Onde: Soma Galeria – Rua São Francisco, 179, Centro, Curitiba (PR)
Quando: até 27 de julho
Instagram: @inventario_de_arquitetura