Urbano e aconchegante: o bem estar contemporâneo do Apartamento Codojas
A designer de interiores Erica Gonçalves, a frente do escritório Volar Interiores, e o arquiteto Rodrigo Espindola, apresentam a reforma do apartamento Codojas, localizado em Campinas, no interior de São Paulo. O pedido do jovem casal, com dois filhos pequenos, contemplava um lar que transmitisse harmonia, tranquilidade, alegria, paz e natureza.
LEIA TAMBÉM: Vinho & Design à Beira-mar! Casamar terá masterclass exclusiva
Erica explica que o casal queria “um quarto para as crianças cheio de inspiração e estímulos e que para a suíte do casal aconchego. Tinham o grande desejo de ter uma varanda dentro da sala e um jardim”. Os ambientes do Codojas são uma fusão de inspiração, estímulos e aconchego.
Os profissionais elegeram a coleção Make para revestir as paredes do banheiro, com o formato 5×40 cm. Make, doces tons da beleza, traz uma cartela de cores com tons suaves. Com um efeito maiolicado fosco, tem-se a impressão de que as peças foram levemente marteladas, ganhando uma espécie de moldura artesanal. Os delicados bricks longilíneos podem ser explorados em paginações inusitadas, como uma paleta de make para embelezar os espaços.
Na bancada, o misturador de parede Duna Clássica Deca em black matte faz composição com detalhes presentes no mobiliário e no décor do espaço. A área de banho reúne o chuveiro de parede Acqua Plus com desviador e acabamento de registo Duna Clássica no mesmo tom de acabamento.
Já para a cozinha, especificaram a coleção Dom, com o formato 100×100 cm. A fluidez dos relevos sutis. Dom está associado a habilidade instintiva e à criação. Embora seja possível desenvolver um talento com a prática. Quando se misturam algumas qualidades, vem à tona o que há de mais rico chegando próximo a perfeição. A textura do cotto e a cor do cimento é a combinação perfeita para a criação da coleção Dom. As peças misturam o movimento fino e irregular da argila queimada com a aparência do cimento, deixando as bordas mais claras. Com cores que vão do white ao marrom, essa coleção tem o dom de montar um ambiente contemporâneo com tudo que há de mais atual.
“Um apartamento antigo em uma das regiões mais charmosas e boemias de campinas. Atmosfera urbana com aconchego de casa. O conceito eclético adotado no projeto expressa a liberdade na decoração,” finaliza a design de interiores.
Um estudo realizado pelo Design Office da Dexco, em parceria com a empresa de análise de tendências Spark:off, revela que uma, das cinco grandes tendências e comportamentos de consumo que devem se manifestar daqui para a frente, por meio das quais pode ser enxergado o morar do futuro, é a atenção ao bem-estar em casa. Que é a tendência da busca por ambientes tranquilos, reconfortantes, para acalmar a ansiedade e evocar serenidade.
A pesquisa rastreou tendências locais e globais dos lares, considerando o que o consumidor deseja em relação a sua casa ao analisar comportamentos das pessoas, e ouviu especialistas de áreas correlatas, que complementaram a pesquisa com sua visão e experiência para identificar novos desejos e valores de consumo. O que as pessoas buscam agora é se sentir felizes dentro de casa, e isso significa abraçar a diversidade no morar, tanto de gerações, como de moradias solo e famílias multiespécies. É o que revela o estudo O Futuro do Morar e é um dos focos de Portinari e Deca, proporcionar a sensação de bem-estar.