ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Três décadas de sucesso

Sérgio Wuaden, presidente da Roca Brasil Cerámica, conta sua trajetória na empresa e revela as novidades que estarão no mercado

Reinventar-se é algo indispensável nos dias de hoje. Isso vale para as pessoas e também para as empresas. E foi exatamente o que aconteceu com a Roca Brasil Cerámica e com o atual diretor da empresa, Sérgio Wuaden, que é meu convidado para falar sobre sua relação de 34 anos com a empresa e os desafios e novidades para 2023.

Você tem uma longa história na Roca Brasil Cerámica. Como tudo começou?

Em 1989, iniciei a minha história ao ingressar na Incepa. 10 anos depois, a empresa foi adquirida pelo Grupo Roca e passou a fazer parte da Roca Brasil Cerámica. Nesses mais de 30 anos de carreira no grupo, eu ocupei posições de nível gerencial nas áreas comercial e de relacionamento com o cliente. Em abril de 2020, assumi o cargo de managing director.

A marca, além da qualidade, também se destaca pelos produtos ultrafinos. Como foi essa construção?

É com muito orgulho que podemos dizer que antecipamos essa tendência no Brasil. Em 2016, fomos a primeira empresa nas Américas a possuir a Super Compactadora Contínua+, que produz peças muito finas e em grandes formatos. Essa tecnologia exclusiva otimizou o nosso processo produtivo e permitiu a produção de revestimentos com apenas 7 mm e até 320 cm de comprimento – o que corresponde ao nosso maior produto atualmente.

A empresa é muito ligada em sustentabilidade. Como vocês atuam nesse setor?

Sempre tivemos como objetivo a redução no consumo de recursos, investindo em equipamentos modernos capazes de entregar alta qualidade em troca de um baixo uso de insumos. Em 2019, iniciamos um extenso projeto de sustentabilidade, com uma análise de posicionamento da empresa que incluía parâmetros ambientais qualitativos para suprir a demanda de um mercado cada vez mais interessado em produtos sustentáveis. Assim, a empresa tornou-se a primeira marca de porcelanatos no Brasil a possuir uma Avaliação de Ciclo de Vida (metodologia padronizada pela ISO 14040 para quantificar os impactos ambientais) de seus produtos, capaz de gerar mais pontos em certificações sustentáveis.

Como a tecnologia está presente na Roca Brasil Cerámica?

A tecnologia e a inovação estão presentes no DNA da Roca Brasil Cerámica. Os nossos avanços são resultado do nosso constante investimento em tecnologias de ponta. Fomos a primeira empresa, na América Latina, a possuir a Contínua+, supercompactadora que permite a criação de peças com amplas dimensões e impressionantes texturas. E, no ano passado, também realizamos a compra de outra unidade da Contínua+, alçando a Roca Brasil Cerámica ao posto de primeira empresa da América Latina a contar com uma segunda unidade deste tipo de tecnologia (atualmente em fase de implantação). Ainda podemos destacar alguns lançamentos como a impressão em textura mineral (Mineral LAB), que inova não apenas em design, mas também em processo, graças ao uso dos equipamentos com tecnologia DDG (Digital Decoration & Glazing). 

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A responsabilidade ambiental faz parte do DNA da Roca, você pode falar um pouco mais sobre isso?

Sim, com toda certeza! Cito alguns alguns exemplos importantes como o uso da água. Nos orgulhamos por registrar economias significativas no uso de água em seus processos fabris. No total (fábricas de Campo Largo e São Mateus do Sul) ocorreu uma redução de 18,5% no total de água captada. A empresa também trata 100% da água utilizada em seus processos,

A busca por evolução e otimização de recursos é constante na Roca Brasil Cerámica, que hoje opera 100% com energia limpa. Após a avaliação de nossos impactos, através da ACV, eliminamos o uso do coque de petróleo em nossos processos, passando a utilizar a biomassa, desde março de 2022. Também possuímos políticas internas de reaproveitamento de matéria-prima e minimização de desperdícios ao longo do nosso processo de manufatura.

Quais novidades o mercado pode esperar?

O mercado pode esperar produtos que aliam inovação, altíssima tecnologia e foco no futuro. A empresa vai lançar os novos tamanhos “160 x 160 cm e 160 x 320 cm” e outros 14 modelos com 160 x 320 cm. Além disso, os formatos que já estão no mercado ganham novas estampas, séries e complementos de linha. Para completar, a marca Incepa também inaugura algumas séries de super- formatos, com peças de 120 x 120 cm e 120 x 250 cm, que se somam a mais de 20 produtos.

 

*Matéria originalmente publicada na edição #275 da revista TOPVIEW.

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