Todos os olhos voltados para Curitiba
O mercado imobiliário no Brasil volta os olhos para um novo foco: Curitiba. A capital paranaense lidera a valorização imobiliária nacional, com rentabilidade acima da renda fixa, e se torna um destino em potencial para novos moradores e atrai investidores.
O destaque não é de hoje: ao longo de 2024, a alta foi de 18%, a maior entre ascapitais do país, de acordo com o índice FipeZAP de valorização de imóveis. Já o preço médio do metro quadrado chega a R$ 10.700, um crescimento de quase 80% em relação à década passada, de acordo com o mesmo levantamento.
Além da valorização, a cidade se destaca no setor de locação. Segundo o Ranking Melhores Cidades para Investir em Imóveis 2025, elaborado pela startup MySide, Curitiba ocupa o quarto lugar no ranking nacional, com uma rentabilidade anual média de 13,5% entre 2019 e 2024.
LEIA TAMBÉM: Copacabana Palace anuncia reforma histórica
Destaque em ocupação
De acordo com Luiz Celso Castegnaro, presidente do Creci-PR, Curitiba tem uma alta demanda por imóveis residenciais. “Um estudo recente do IDI Brasil apontou que, em 2024, a cidade esteve entre as líderes na procura por imóveis residenciais no país, ao lado de Goiânia e São Paulo”, afirma.
Além disso, Curitiba apresenta um dos maiores índices de imóveis permanentemente ocupados do Brasil, com uma taxa de 83,7%, conforme dados do Censo Demográfico de 2022. Esses números reforçam a estabilidade e a segurança do mercado imobiliário local e tornam a cidade um ambiente propício para investimentos de longo prazo.
para a valorização de imóveis em Curitiba. (Foto: divulgação)
A infraestrutura urbana também é um fator relevante na escolha dos investidores, segundo Castegnaro. Curitiba é uma cidade planejada, com bons serviços públicos e mobilidade urbana eficiente. A presença de espaços verdes, como o Jardim Botânico e o Parque Barigui, contribui para a qualidade de vida e a valorização contínua dos imóveis.
Curitiba também se destaca pelo planejamento urbano e pelo compromisso com a sustentabilidade. “Em 2024, a cidade atingiu um recorde de vendas imobiliárias, refletido no aumento de 35% no número de novos alvarás concedidos”, pontua Luiz Celso Castegnaro.
Mercado de luxo
O segmento de alto padrão é um dos destaques no mercado imobiliário curitibano. Segundo Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica, Curitiba possui o maior volume de empreendimentos de alto padrão da região Sul do Brasil. “É a cidade com a arquitetura mais bem desenvolvida e possui o maior número de empresas que investem em assessoria de arquitetos, selos Green Building e de bem-estar”, afirma. Ele completa: “O curitibano é muito exigente quanto ao padrão de acabamento. De um lado, há o investimento das incorporadoras e, do outro, a exigência do público.”
No setor de luxo, alguns fatores são determinantes, a começar pela localização. “As empresas nem cogitam desenvolver empreendimentos de alto padrão em bairros que não atendam a esse critério”, explica Araújo. Outro aspecto relevante é o tamanho dos imóveis, uma vez que, apesar de não ser uma regra, o segmento de luxo costuma estar associado à metragem maior. A qualidade e infraestrutura dos projetos também são diferenciais nesse mercado. Elementos como altura do pé-direito, abertura das janelas para maior iluminação natural e ventilação, esquadrias termoacústicas e espessura da laje são características estruturais que recebem atenção especial no planejamento. Além disso, o paisagismo, a luminotécnica e a assinatura de grandes nomes ou marcas de luxo agregam ainda mais valor aos empreendimentos
*Matéria originalmente publicada na edição #298 da TOPVIEW
*Para ler a edição completa gratuitamente, baixe agora o aplicativo da TOPVIEW: Apple Store | Play Store.