Tendências em arquitetura, design e mercado de luxo
Na última segunda-feira, 22 de julho, Curitiba foi palco do Acelera Summit, um evento com foco nas novidades dos segmentos de arquitetura, design e arte. Realizado na Ópera de Arame, o encontro promoveu uma imersão de seis horas de conhecimento e inspiração com nomes de peso como André Carvalhal, Arthur Casas, Carlos Ferreirinha e Fernando Forte, do escritório FGMF Arquitetura.
O Summit trouxe temas como mercado de luxo, arquitetura contemporânea, tendências de mercado e sustentabilidade, além de contar com uma exposição de arte contemporânea. Profissionais e entusiastas do setor aproveitaram ampliar seus conhecimentos sobre o que está por vir no futuro desses setores. Saiba mais sobre as discussões e o conteúdo trazido pelos palestrantes:
Diversidade de tendências
André Carvalhal deu início à sequência de palestras com uma discussão sobre tendências na arquitetura, nas artes, no design e nos diversos setores co-relacionados. “Não existe um comportamento do consumidor, existem vários comportamentos dos consumidores” disse o palestrante, consultor e autor no palco.
Segundo Carvalhal, “nenhuma tendência está escrita em pedra”. Por esse motivo, sempre que uma novidade surge, é preciso aplicar perguntas à ela, especialmente relacionadas às maneiras de manter a originalidade frente às tendências de mercado.
Destaque para o Brasil
Com um histórico de obras reconhecidas nacional e internacionalmente, o escritório FGMF Arquitetura desenvolve projetos urbanísticos, residenciais, de interiores e em outras áreas.
Fernando Forte, um dos sócios do escritório, destaca a diversidade da arquitetura feita no Brasil. “Acho que a arquitetura brasileira é uma das melhores do mundo, uma pena que é um pedaço pequeno do que é construído no Brasil”, comenta. Segundo ele, apesar de estar concentrada nas capitais, a inovação está, principalmente, na forma de usar materiais.
Para o arquiteto, alguns problemas estruturais do país impedem que o setor se desenvolva ainda mais, como aqueles relacionados ao urbanismo e ao desenvolvimento das cidades. Desenvolver são oportunidades para quem atua no setor.
Adaptações do mercado de luxo
Carlos Ferreirinha é uma das maiores autoridades quando se fala em Mercado de Luxo no Brasil. Segundo ele, as transformações mercadológicas do setor acontecem em uma velocidade cada vez mais alta. “Os últimos cinco anos foram muito significativos para o futuro do viver. A casa assumiu um lugar de protagonismo e a dinâmica da vida passou a ter a casa como elemento principal”, comenta sobre o mercado de arquitetura.
Ferreirinha aposta, como principais pontos de atenção para o mercado imobiliário, a força e o protagonismo das gerações mais jovens, que agora se posicionam como formadores de opinião. Além disso, ele aponta os conceitos mais sustentáveis e as matérias-primas mais responsáveis como apostas inquestionáveis das marcas
Curitiba no cenário nacional
O renomado arquiteto Arthur Casas fechou a noite de palestras e compartilhou com o público parte de seu extenso portfólio de projetos. O profissional tem Curitiba como uma grande referência no cenário nacional.
“Ter o Jaime Lerner como prefeito e depois como governador durante tanto tempo. Isso é muito importante para uma cidade, ter alguém com uma visão de urbanismo dessa forma, em um cargo como esse. Isso fez de Curitiba uma cidade muito interessante para praticar arquitetura”, comentou. Ela ainda destaca que a nova geração de empreendedores da construção civil da cidade estão preocupados com a qualidade de arquitetura.