Solidez de 40 anos: a trajetória da Swell Construções
Em 1982, um publicitário com alma de engenheiro civil sonhava em transformar o cenário construtivo de Curitiba. Naquele momento, talvez, ele não imaginasse o quão longe esse objetivo poderia chegar: fundar uma empresa que transformaria a vida das pessoas.
Para ter dimensão desse case, em média, a vida útil das empresas brasileiras é de até 10 anos, conforme aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dados mais precisos, menos de 40% das empresas abertas no país sobrevivem cinco anos. Então, o que justifica o êxito de empresas que completam 20, 30 ou 40 anos?
Controle familiar, gestão profissional, confiança e respeito aos clientes e aos processos. São esses valores que Vanessa e Leonardo Pissetti, diretores da Swell Construções, reforçam ao falar sobre o sucesso da empresa. A tradicional construtora chegou aos 40 anos de existência em setembro de 2022.
Os dois profissionais são filhos de Airton Pissetti, publicitário e fundador da marca. Junto ao irmão Thiago, eles dirigem a empresa e dividem as conquistas, as quais celebram com orgulho.
Leonardo foi o primeiro sucessor a integrar a companhia, em 1994. Na época, havia ingressado na faculdade de Engenharia Civil e via com entusiasmo a possibilidade de contribuir para o negócio familiar. Junto com essa empolgação, as responsabilidades e os desafios da nova função o acompanhavam.
Naquele momento, a empresa ainda se chamava A. C. Pissetti – em homenagem ao nome do fundador. Para honrar os compromissos que assumiu junto ao cargo, logo Leonardo desenvolveu o primeiro empreendimento, o Morada 8, um condomínio de sobrados no bairro Capão Raso, em Curitiba.
Vanessa relembra que esse modelo era o desejo dos curitibanos no início da marca. Hoje, esse anseio se transformou em uma busca pelo apartamento de alto padrão. “Todas as construtoras precisam se adaptar ao consumidor, que é informado e sabe o que não pode aceitar em um imóvel. Gostamos de atender gente exigente porque estamos preparados para isso”, reforça a diretora administrativa-financeira.
Credibilidade é exclusividade
Essa exigência não vem apenas pelos encantadores empreendimentos ou pelo controle de qualidade rigoroso – a Swell é a primeira construtora a auditar a qualidade das obras –, mas, sim, pela relação de confiança estabelecida com os moradores de cada um dos empreendimentos.
“Foram só surpresas boas. Diariamente, nós vemos que tudo foi feito com muita atenção e carinho na parte de engenharia. Nós sempre fomos bem-recebidos pela equipe Swell”, defende Cristina Rocha, proprietária de um imóvel da marca.
A opinião de Cristina é endossada por outros clientes da construtora: o nível de satisfação com os produtos e com o atendimento da empresa é de 94% – taxa acima de padrões internacionais.
Leonardo destaca que, ao escolher uma unidade da Swell, o futuro mora- dor conta com exclusividade, segurança construtiva, valorização patrimonial e a chance de viver nos principais pontos de Curitiba. Um dos lançamentos, o Mirage Silva Jardim, terá a última vista disponível para a Praça do Japão – luxuosa e, em breve, rara.
A empresa também revela o futuro lançamento de uma chácara em Curi- tiba, que unirá o conforto da capital com a tranquilidade de um ambiente próximo à natureza.
Diferenciais dos empreendimentos Swell
Comprar um imóvel requer pesquisa, visitas, estudos, negociações e expectativas. A Swell passou a entender isso e, por essa razão, investe muito no pós-venda: “não estamos vendendo uma calça jeans, estamos vendendo o maior bem da vida da pessoa”, enfatiza Vanessa.
Leonardo corrobora e garante: “em quatro décadas, nunca atrasamos a entrega de um imóvel”. Isso porque uma entrega fora do prazo gera desgaste aos moradores. Para a Swell, cada unidade vendida é a concretização do sonho de alguém. E esse planejamento deve ser levado a sério por todos os colaboradores e fornecedores da marca.
Mudanças
Em 2003, a A. C. Pissetti passou a se chamar Swell – uma referência ao surfe, hobby dos filhos de Airton Pissetti. Mas essa é apenas uma das transições que a empresa passou.
Com uma longa trajetória, a Swell já participou do desenvolvimento do Plano Diretor de Curitiba, com a oportunidade de dialogar com a sociedade, os empresários do setor, os especialistas e as autoridades curitibanas.
Além disso, o diretor-geral destaca as diferentes transições econômicas e governamentais enfrentadas pelo país e que, mesmo em diferentes fases, a empresa continuou o trabalho com resiliência e cautela ao inovar.
Controle familiar, gestão profissional
A família está à frente da Swell, mas conta com o apoio de 300 colaboradores, diretos e indiretos, para garantir a qualidade e o prazo das obras. A relação fortalecida com eles faz com que os diretores tenham a garantia de que os imóveis respeitarão o alto padrão construtivo e de atendimento que a empresa promete.
A união entre a qualidade dos imóveis construídos e a cultura de cuidado e atenção ao cliente foram responsáveis por uma importante conquista da empresa: ela foi eleita a melhor construtora e incorporadora de Curitiba e do Paraná pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em 2018.
Há que se mencionar, ainda, as conquistas elencadas por Vanessa e Leonardo: o reconhecimento dos moradores, 40 empreendimentos em 40 anos e mais de 1.300 famílias vivendo melhor.
Empreendimentos Swell em destaque
Casamia | Bigorrilho
Le Sense | Água Verde
Riserva 35 | Alto da XV
Mercês | Golden Green
*Matéria originalmente publicada na edição #268 da revista TOPVIEW.