ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Memórias afetivas: reforma em apartamento em Balneário Camboriú resgata memória da família

 Na beira-mar de Balneário Camboriú, um apartamento de 194m², assinado pela arquiteta curitibana Jocymara Nicolau, do escritório Jocymara Nicolau Arquitetura, traz características de um apartamento de praia atemporal, prático, funcional, leve e elegante. A proposta contemporânea foi executada a partir de uma reforma total do imóvel – um apartamento antigo – que incluiu até mesmo o hall de entrada dos elevadores, com ampliação e aproveitamento de algumas áreas nos terraços existentes.

A família é formada pelo casal e quatro filhos adultos, e todos usufruem do imóvel. Durante o projeto do apartamento, que pertence à família há muito tempo, valorizou-se o apego e carinho pelo imóvel, por sua localização e pela história vivida no local. “A família tinha o anseio de torná-lo mais agradável e confortável para as férias. Para isso, foram solicitados espaços práticos, funcionais, com sistema de automação e com mais locais para armazenamento tanto nos quartos, como na área de serviço para os artigos de praia. Também foi solicitada uma despensa para o estoque de alimentos no período de temporada, tudo com acabamentos e peças de qualidade e durabilidade”, detalha a arquiteta.

Os clientes também desejavam que todos os quartos fossem atendidos pelos banheiros, mesmo que dois deles virassem, por isso, demi suites. Gostariam, ainda, de ter uma suíte separada para as funcionárias, o que não existia no apartamento original. “Outra vontade era inserir o verde, através de plantas no terraço dos fundos, que garantissem o contato com a natureza em dias de descanso e leitura – um dos hábitos da cliente, mãe da família”, continua Jocymara.

Para os dias nos quais o home office fosse necessário, uma escrivaninha especial. Como a família possui cachorros, que são considerados como membros da família e, na temporada, se mudam com os clientes para o apartamento, um espaço para os pets também foi reivindicado. “A família ainda pediu uma churrasqueira moderna e funcional integrada à varanda, na qual todos pudessem aproveitar mais o espaço de convívio, com vista para o mar. E gostariam de manter a cozinha separada dos demais ambientes, para garantir a privacidade com as funcionárias e para evitar que os cheiros da cozinha passassem para os demais cômodos do apartamento”, explica a arquiteta.

Desafios

O apartamento, situado em um edifício antigo, possui uma planta nada convencional graças à sua distribuição e formato em “L”. A principal diretriz foi criar um layout que atendesse aos pedidos e necessidades da família, de harmonia e funcionalidade. Localizado no primeiro andar, o apartamento proporcionou a possibilidade de se repensar a planta para resolver as ligações de água, esgoto e ralos, uma vez que, abaixo dele, havia somente as garagens do edifício.

Os destaques do projeto

As áreas sociais ganham destaque no projeto. Com vista para o mar, o apartamento possui espaços convidativos, funcionais, com áreas bem aproveitadas, agradáveis e aconchegantes, além de design contemporâneo e tecnologia. A automação está presente por todo o apartamento – da iluminação, passando pelo sistema de som e home, persianas, ar-condicionado, toldos, entre outros.

A decoração é contemporânea, atemporal e elegante, com ambientes convidativos e confortáveis. Os quadros e peças decorativas foram selecionadas de forma a garantir e contribuir com o cenário de praia onde o imóvel se encontra. Peças de acervo do cliente também foram utilizadas, como um peixe marlim- azul pescado por um dos filhos nos Estados Unidos, empalhado e trazido ao Brasil, que se converteu em peça decorativa. O hall de entrada na circulação recebeu fotos com temas de praia de autoria da fotógrafa Dea Fylyk, que dão as boas-vindas a quem entra no espaço. “A família também possuía alguns quadros de acervo, como um lindo Calderari, que colocamos em destaque na entrada do apartamento. Outro, totalmente azul, foi localizado junto à circulação. Os quartos e sala também foram ambientados com fotos da Dea Fylyk, com referência à praia”, detalha a arquiteta.

Projeto luminotécnico

Para espaços bem iluminados, foi pensada uma composição com luminárias perfis e embutidas que garantissem uma luz mais geral, e que se somam às luminárias decorativas e sancas de luz indireta, que deram ao espaço uma iluminação mais cênica e aconchegante. “No desenvolvimento do projeto usamos alguns elementos construtivos existentes, como vigas e pilares, com a intenção de parcialmente camuflá-los, criando sancas com iluminação indiretas. Painéis e detalhes de forro de madeira também foram pensados com a intenção de esconder vigas existentes”, explica Jocymara. A iluminação técnica é da Alma Light, a decorativa externa da Grey House, a decorativa da suíte principal Duo Light & Design, a luminária do painel da sala e a luminária de piso da suíte da filha são da Lumini, e os pendentes em fibra são da Casas com Alma.

A escolha do mobiliário

Todos os detalhes foram pensados cuidadosamente, segundo a arquiteta, para que o resultado ficasse harmonioso e com uma proposta inédita em relação a demais projetos que já tinham sido feito para outros imóveis da família. Os volumes e formas propostos buscaram o melhor aproveitamento dos espaços, além de funcionalidade, linhas leves e fluídas, e elegância. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para criar um ambiente agradável e aconchegante.

O mobiliário da cozinha, lavanderia, rouparia, churrasqueira, quartos e banheiros foi executado pela Florense. Os revestimentos de porcelanato do piso e banheiros são da Portobello Shop, e metais e acessórios da Baden Banho. A maioria do mobiliário interno e externo é da Artefacto. Para o tampo da mesa de jantar foi especificado um material sintético com textura exclusiva Artefacto, que lembra fósseis marítimos. O sofá, com capa de linho branco e em pluma de ganso traz conforto, leveza e praticidade para o ambiente. A escrivaninha escolhida para a suíte do casal é uma peça da Artefacto multifuncional, que serve de apoio ao trabalho, bem como se transforma em penteadeira que guarda os acessórios de maquiagem, com espelho e iluminação próprios.

As cadeiras, banquetas e poltrona do mobiliário externo possuem uma trama de corda náutica, estofados com espuma e tecidos próprios para a área externa. Em uma das suítes há um cabideiro em madeira da Saccaro, que se destaca como peça de design, compondo com a mesa lateral da Momenttum Design, em madeira de cor semelhante. Na entrada do apartamento, trazendo os elementos e decoração praiana, há um espelho com moldura em fibra – material também presente nas portas do móvel e desenhado como apoio para sapatos, chinelos, máscaras e álcool em gel.

Materiais e paleta de cores

Madeiras claras, faixas de concreto aparente, pedras naturais e artificiais brancas ou claras, linhos, tapetes de sisal, lã e algodão naturais, porcelanatos e revestimentos com texturas que parecem areias, aglomerados e restos de conchas foram alguns dos materiais especificados no projeto, todos usados de forma muito sutil, atemporal, harmônica e leve.

Deixe um comentário