ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Neuroarquitetura e inclusão: conheça o quarto projetado para um adolescente autista

Assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, o ambiente abraça as necessidades específicas e a personalidade de Enrico, um de 14 anos que é apaixonado por música, literatura e sua cachorra Pipa

A arquiteta Alessandra Gandolfi apresenta um ambiente que destaca a importância de olhar para a neurodiversidade e de fomentar uma sociedade mais inclusiva. O “Quarto do Ico” marca a sétima participação da profissional na CASACOR Paraná e revela os ancestrais que podemos ser, numa reflexão estimulada pelo tema da CASACOR 2024, “De Presente, o Agora”.

“Viver com consciência e responsabilidade no presente é fundamental para deixar um bom legado no futuro. É nossa missão compreender, abraçar e respeitar essa diversidade, projetando espaços que ofereçam os recursos individuais e incentivem a máxima potencialidade das pessoas”, defende ela.

LEIA TAMBÉM: Estética “high-low” transforma Sala de Banho do Casal na CASACOR Paraná

CASACOR PR 2024 – Alessandra Gandolfi – Quarto do Ico (Foto: Eduardo Macarios)

O quarto foi cuidadosamente projetado para um adolescente autista, considerando suas necessidades emocionais, comportamentais e sensoriais específicas. Para criar um ambiente que faça Enrico se sentir pertencente ao próprio lar, a arquiteta, que é pós-graduanda em Neuroarquitetura, também tira partido de sua experiência pessoal com dois filhos neurodivergentes.

Música, livros e a fiel companheira de Ico, Pipa, foram as grandes inspirações do projeto. Cada elemento da ambientação representa uma extensão de sua personalidade. Para o menino de 14 anos, o quarto é um local de relaxamento, descanso e reconexão. Portanto, todas as soluções promovem conforto, bem-estar e qualidade de vida.

CASACOR PR 2024 – Alessandra Gandolfi – Quarto do Ico (Foto: Eduardo Macarios)

Começando pelas formas orgânicas que norteiam todo o layout. O teto, feito 100% em garrafa pet, possui acústica que minimiza os ruídos externos – fundamental para um autista. O painel que emoldura a cama e comporta a estante, convida o usuário a olhar para o mundo externo através da janela. O tapete e as obras de arte também seguem esse formato, que reaviva as origens da vida e causa a sensação de “estar em casa”.

Outros elementos de biofilia aproximam Ico da natureza, como a Oliveira especialmente plantada no jardim do casarão. Vista pela abertura do espaço, a árvore carrega uma bela e imponente simbologia. Capaz de se desenvolver em condições adversas e atravessar séculos, é associada à força e à longevidade, bem como à paz e à abundância.

CASACOR PR 2024 – Alessandra Gandolfi – Quarto do Ico (Foto: Eduardo Macarios)

Sua cor preferida, o verde, é aplicada em nuances suaves, que mescladas aos tons neutros de off-white e bege, compõem uma paleta cromática aconchegante. O menino aprecia o toque das texturas, por isso, Alessandra investe em diferentes materiais. Destacam-se o tapete artesanal 100% em lã da Botteh Handmade Rugs, e o edredom 100% em algodão estruturado para conferir o peso necessário que ele gosta de sentir enquanto está coberto. Cama, cabeceira e poltrona recebem a maciez do tecido Boucle Dorper.

O ponto alto desta composição especial é a cama, o lugar preferido de Ico no cômodo. A cabeceira, desenhada pela arquiteta, remete à silhueta da Pipa, proporcionando a sensação de estar em contato com sua grande companheira mesmo enquanto dorme, além da textura macia ficar em contato com seu rosto. A poltrona, também assinada pela profissional, contém diferentes volumetrias para abraçá-lo nos momentos em que faz leituras ou ouve músicas.

CASACOR PR 2024 – Alessandra Gandolfi – Quarto do Ico (Foto: Eduardo Macarios)

A organização é essencial para o dia a dia de um autista, por isso, o quarto é setorizado em área de dormir, relaxar e vestir. Alessandra opta pela disposição limpa dos móveis, otimizando as tarefas diárias e evitando poluição visual. O armário é dividido por tipologia, o roupeiro é fechado; as prateleiras são visíveis e as cremalheiras possibilitam a regulagem da altura para separar os itens que serão utilizados no dia seguinte; a estante para livros deixa os títulos “escondidos”.

A automação também é uma aliada. O quarto conta com um tablet que acessa a agenda Google de Ico que ele possa consultar sua rotina estruturada, além de fornecer lembretes de atividades, solução que fortalece sua independência e autonomia. Além disso, o recurso cria cenas por meio da dimerização das luzes, controla cortinas e outros aspectos que facilitam seu cotidiano. O projeto luminotécnico é 100% em LED de tom amarelado (2700k), aplicado de forma indireta nos painéis e no mobiliário. Para garantir conforto visual, o forro não recebe iluminação.

CASACOR PR 2024 – Alessandra Gandolfi – Quarto do Ico (Foto: Eduardo Macarios)

Para arrematar, uma obra de arte assinada por André Mendes reflete o apreço de Ico pela música, um de seus hiperfocos. Os traços trazem o adolescente como o personagem central que está imerso no universo sonoro. As bolas coloridas que se desencontram dão a sensação da musicalidade que vai permeando todo o ser até atingir a alma. Outros objetos de decoração em forma redonda dão continuidade à essa representação.

O refúgio de Ico é um lugar que transmite tranquilidade para qualquer pessoa que o visite, revelando o espectro de possibilidades que a arquitetura de interiores pode explorar. Um ambiente que mostra como cada detalhe projetado pode impactar vidas de maneiras significativas, compreendendo e respeitando a singularidade de cada pessoa para transformar o meio em que se vive.

CASACOR PR 2024 – Alessandra Gandolfi – Quarto do Ico (Foto: Eduardo Macarios)

Deixe um comentário