O rei da arte popular
Um lugar repleto de simplicidade, criatividade e originalidade. Assim é a Ilha de Ferro, localizada às margens do Rio São Francisco, no Alagoas.
O local tem chamado a atenção de turistas graças às famosas produções de arte em madeira e cerâmica. A comunidade de artesãos do lugar é formada por homens e mulheres que aprenderam a produzir essas obras desde cedo – e, graças a esse talento, conseguem sustentar suas famílias.
A divulgação das obras começou a ganhar força após a chegada da internet na região, em meados de 2015, e, com isso, novos artistas começaram a surgir e a ganhar força no meio.
Um dos artesãos que tem conquistado muito espaço com suas obras é Edvan Alves Lima, mais conhecido como “Vavan”. O artista surpreende a todos quando revela que só iniciou no mundo das artes há apenas sete anos.
Após trabalhar na roça e em olarias, como pedreiro e carpinteiro, Vavan viu na arte a esperança de um recomeço e deu início à produção de suas obras em madeira. Com seu ateliê às margens do Rio São Francisco, inicialmente começou a produção de pequenas embarcações típicas da região, por meio de algumas encomendas da Prefeitura de Piranha – já que ele já possuía a experiência de fazê-las em tamanho real.
Posteriormente, vendo que sua arte começou a se destacar entre as demais, começou a diversificar, produzindo, além de barquinhos, sereias, anjos, cadeiras, palhaços, pássaros, reis, índios, carrancas e tudo o que a imaginação lhe permitia.
Em pouco tempo, tornou-se o artista mais premiado do estado e recebeu o título de Mestre em Arte e Cultura Popular na Universidade Federal de Alagoas, além de desenvolver parcerias com várias marcas. Esse é só o começo de uma história de muito sucesso.
*Matéria originalmente publicada na edição #273 da revista TOPVIEW.