ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

O novo morar

O que as construtoras da capital paranaense têm a dizer sobre as mudanças na concepção de moradia

O que é morar bem para você? As respostas de cada um serão únicas a essa pergunta, mas uma afirmação é unânime: todos queremos ter mais que uma casa, desejamos um lar.

Com a pandemia, as concepções de moradia mudaram drasticamente e, o que antes era luxo, hoje passou a ser necessidade. Pensando nisso e, em invés de falar por mim, convidei três construtoras de Curitiba para refletir o que é o novo morar. Confira as respostas! 

Marianna Peretti

(Foto: reprodução)

Diretora da Construtora Hugo Peretti

“O novo morar começa com plantas muito bem planejadas, que separam ambientes de trabalho de ambientes de descanso, mas, ao mesmo tempo, conseguem integrar os espaços sociais. Nunca precisamos tanto resgatar o contato com a natureza e o conceito ‘urban jungle’ vem dessa necessidade. E não é só dentro de casa: a atenção está também nas ruas arborizadas, limpas; na proximidade com os parques; no pão quentinho da padaria pela manhã; em ir a pé ao supermercado. A tendência é de nos ‘desmotorizarmos’ para viver uma vida a pé, muito mais gostosa.”

Leonardo Yoshi

(Foto: Bruno Ferraro)

CEO da A.Yoshii Engenharia

“O novo morar compreende questões que vão além daquelas vivenciadas nos últimos anos. Falar sobre espaços maiores e multifuncionais é permanecer em um lugar comum. Agora, em 2022, precisamos pensar e transcender as premissas básicas na busca por um lar, independentemente da geração. O novo morar, por fim, compõe-se não apenas de aspectos físicos como, também, — assim como a tendência do pós-luxo — da busca por experiências, sensações e vivências únicas.”

André Marin

(Foto: reprodução)

Diretor de incorporação da Construtora Laguna

“Nossa vida tem se tornado cada vez mais acelerada, com muita informação. E o lar deve ser um espaço de acolhimento, reflexão e reconexão. Diria muito que esse novo morar é sobre a escolha da nossa moradia — e é nosso papel como construtora oferecer essa base, que são empreendimentos com ambientes para viver mais e melhor. Vai além do conforto; abrange a mente, a oportunidade de relaxar, conectar-se às emoções, exercitar-se, estar perto da natureza.”

*Matéria originalmente publicada na edição #261 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário