ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

O mobiliário brasileiro cresce no palco da ICFF durante o Festival de Design de Nova York

A principal feira de design contemporâneo da América celebrou 35 anos em 2024 com a presença da maior delegação brasileira desde suas participações

A Feira Internacional de Móveis Contemporâneos (ICFF) é a principal plataforma global da América do Norte para design de móveis contemporâneos. Com ênfase no design original e sustentável, a ICFF apresenta expositores de móveis (internos e externos), iluminação, assentos, carpetes e pisos, revestimentos de parede, materiais, cozinhas e banheiros para um público exigente e interessado.

Em 2024, a ICFF – International Contemporary Furniture Fair, completa 35 anos e está altamente conectada às mudanças que temos visto no universo do design.

Ela reformulou sua marca refletindo o espírito e vitalidade da cidade de Nova York, onde acontece anualmente. O logotipo preto e branco compreende a força de uma marca nominativa e sólida que ela vem adquirindo diante dos eventos do setor. E as cores da sua nova paleta refletem a leveza e suporte que quer assumir em suas defesas às marcas que estão surgindo no mercado, com o amarelo, à sustentabilidade, através do verde, e ao alto acabamento artesanal, com o azul.

Poltrona Gahlo, da brasileira Juliana Vasconcellos, representada por The Invisible Collection (Foto: divulgação)
Escrivaninha Livre, da brasileira Lia Siqueira, reproduzida por ETEL (Foto: divulgação)
Merge, dos italianos Millim Studio (Foto: divulgação)
Black Oveja (Foto: divulgação)
Molo (Foto: Alana Paterson)

Assim, a visita na feira foi guiada em meio às programações de conteúdos que ajudaram a colocar o tema sustentabilidade em pauta, incluindo artesanato, circularidade, materiais e reutilização, e algumas das mudanças e soluções necessárias para o futuro. Rodolfo Agrella Design Studio (RADS Group) foi o convidado para projetar a experiência física da feira que aconteceu no Centro de Convenções Jacob K. Javits durante o festival de design NYCxDESIGN, explicado no fim deste texto.

“Este ano estamos celebrando a vibração da comunidade de design de Nova York, tecendo uma experiência colorida que fala da ousadia da cidade, de nossa nova marca e da diversidade de expositores e visitantes. Também estamos projetando cada elemento da feira levando em consideração sua pegada de carbono, como bem como a vida do produto pós-feira”, afirma Rodolfo Agrella, Diretor Criativo do Grupo RADS.

Durante os três dias da ICFF, designers, arquitetos, designers de interiores, curadores e compradores reuniram e exploraram os produtos mais recentes de mais de 450 expositores, representando 35 países em todo o mundo. Em palestras, mais de 75 agentes de mudança de design e de talentos emergentes ocuparam o palco central, chamado de The Oasis – by Float Studio, com temas para examinar o futuro do setor residencial e comercial.

A presença brasileira na ICFF 2024

Essa energia toda da ICFF se completou com a presença brasileira, que vem se destacando no evento ganhando prêmios e notoriedade ano após ano.

Esforço colaborativo da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Projeto Setorial Brazilian Furniture levou 28 empresas brasileiras para a Missão Comercial ICFF (International Contemporary Furniture Fair), sendo que 13 delas estavam em exposição em estandes exclusivos do projeto, com cenografia assinada pela Estojo — que também assinou o conceito dos estandes que se destacaram no Salone del Mobile.Milano (iSaloni) neste ano.

LEIA TAMBÉM: “A presença brasileira na Milan Design Week 2024”

Além disso, nove marcas brasileiras também apresentaram 18 novas peças de mobiliário desenvolvidas em colaboração com dez designers/estúdios de design nacionais por meio do programa “Design + Indústria”, que contou com uma mostra exclusiva na feira, de curadoria de Liana Tessler e cenografia também da Estojo, seguindo o sucesso da ação no iSaloni, em busca de  incrementar a competitividade e, consequentemente, as exportações da indústria de móveis brasileira, promovendo a internacionalização e ampliando a presença dessas marcas no mercado global.

Como o sexto maior produtor de móveis e o 28º maior exportador globalmente, a indústria de móveis do Brasil representa uma verdadeira força no comércio internacional, com presença em 180 países e uma participação significativa em grandes feiras comerciais, consolidando ainda mais a posição do Brasil no mercado global”, explica a diretora-executiva da ABIMÓVEL e gerente do Projeto Brazilian Furniture, Cândida Cervieri. 

Ela reforça que o setor de móveis no Brasil vem não só incorporando as principais tendências globais, como também sendo referência quando falamos em design criativo, humanizado, intuitivo e sustentável, estando na vanguarda das atuais demandas globais. Movimento que se confirmou em Milão neste ano e chamou a atenção em Nova York, duas das maiores potências do design mundial.

O mercado norte-americano é um grande parceiro da indústria brasileira de móveis, com os Estados Unidos representando cerca de 31,9% das nossas exportações no último ano. Estar presente nesse evento nos permite destacar a qualidade e o design dos móveis brasileiros, além de fortalecer nossas parcerias comerciais e atrair novos negócios”, destaca a gestora do Projeto Brazilian Furniture na ApexBrasil, Clarissa Franco.

Como destaque, a fabricante brasileira de mobiliário de luxo Modalle Móveis, que se diferencia desde sua origem pelo design autoral aliado à inovação, à sustentabilidade e à composição acurada do trabalho artesanal com a mais alta tecnologia produtiva, pelo 4º ano presente no evento, expôs o sucesso do lançamento no iSalone da Coleção Dolce Far Niente e Mesa Stella, estreando sua colaboração com o consagrado arquiteto curitibano Jayme Bernardo.

Dolce Far Niente Modular System + Stella Coffee Table – Design DIEEDRO by Jayme Bernardo – Modalle Móveis – Alma Collection 2024 (Foto: Courtesy Modalle)

Ações em conjunto como essas, unidas às ações individuais de longa data de empresas brasileiras que se expõem globalmente, vem fazendo o Brasil ser reconhecido pela sua identidade, muito única no design de móveis e outros itens para casa. Essa singularidade está profundamente enraizada na rica herança cultural do país, na abundância de matérias-primas e nas variadas técnicas, cores e formas características das diversas regiões, etnias, tradições, climas e ecossistemas que formam a pluralidade brasileira.

(Foto: Abimóvel)
(Foto: Abimóvel)
(Foto: Abimóvel)
(Foto: Abimóvel)
(Foto: Abimóvel)

O festival de design NYCxDESIGN

Em 2024, o tema ‘Design is All Around Us’ – NYCxDESIGN, destacou a comunidade, a inclusão e a ampla coalizão de disciplinas do design, ganhando milhares de participantes através de eventos envolventes, exposições inspiradoras, instalações públicas e a feira ICFF.

“O Festival NYCxDESIGN desempenha um papel vital na promoção da cultura de design da cidade, unificando seu capital criativo em todas as disciplinas de design, atraindo exposição e oportunidades significativas para Nova York como destino de design”, disse a Diretora Executiva da NYCxDESIGN, Ilene Shaw.

Foram vários os distritos que se organizaram nas atividades, como o Flatiron NoMad Improvement District (BID), Madison Avenue Business Improvement District (BID), SoHo Design District e o Brooklyn Navy Yard. Os países também se uniram para dialogar com o design, reunindo suas mensagens, como a Estônia, Argentina, Suíça e Itália.

Por fim, os museus inauguraram novas exposições que permanecem para os próximos meses, mas que fizeram da semana de design de Nova York ainda mais agitada.

Meu olhar sobre ela e a visita em algumas dessas atividades eu deixo abaixo com o vídeo gravado durante a NYCxDESIGN.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Adriano Tadeu Barbosa (@adrianotadeubarbosa)

Deixe um comentário