O legado da arquiteta Fernanda Marques
Em tempos de alta tecnologia, o conhecimento, a intuição, a delicadeza e a dedicação se apuram na diferenciação da criatividade de profissionais como Fernanda Marques. Arquiteta formada pela FAU-USP, ela assinou, ao longo de sua trajetória, projetos de referência na arquitetura, interiores, incorporação imobiliária e design de produtos e mobiliários.
LEIA TAMBÉM: Design Trends: confira as tendências que vão dominar a decoração em 2025
Um dos mais icônicos é o Roca São Paulo Gallery, espaço aberto ao público de fomento à arte, arquitetura e design da Roca, empresa centenária e líder global, dedicada a proporcionar a melhor experiência de banheiro. Escolhida para assinar o primeiro espaço nas Américas, ela trouxe, em uma proposta que representa a brasilidade, um local que se apresenta como um ponto de oxigenação arquitetônico, artístico e cultural em meio à cidade.
“Esse projeto representa um marco que me impulsionou a refletir sobre o papel da arquitetura brasileira no cenário global. Ele me desafiou a integrar sustentabilidade, inovação e cultura de forma ainda mais profun-da, reforçando minha crença de que é possível criar espaços que emocionam, transformam e respeitam o mundo em que vivemos”, ressalta Fernanda.
No fim de 2024, Fernanda Marques contemplou seu legado de 35 anos em trabalhos que envolvem um design universal adaptado ao mercado nacional. Essencialmente reconhecido pelo alto padrão, seu escritório situado em São Paulo já assinou casas paradisíacas à beira-mar, showrooms de conceituadas grifes, como Ermenegildo Zegna e L’Occitane, e bem-sucedidas participações em mostras de decoração, como a recente CASACOR SP 2024.
Seu legado é reconhecido por projetos de linguagem estética apurada e que traduzem a essência brasileira, vista pelos olhares atentos internacionais, em busca da identidade do país e até mesmo por respostas para o futuro em meio a debates sobre a sustentabilidade, tão necessários nos tempos atuais.
Uma de suas preocupações é cada vez mais estimular o conhecimento e dialogar em iniciativas culturais que potencializem, em sociedade, a busca por soluções dos problemas enfrentados atualmente e com escala global, em locais incentivadores como o Roca São Paulo Gallery, sétimo Roca Gallery do mundo, que se une aos espaços de Barcelona, Madri, Lisboa, Londres, Xangai e Pequim, criados a partir da interpretação de outros grandes nomes da arquitetura mundial. “Um compromisso com a arquitetura que dialoga com o tempo presente e projeta o futuro”, finaliza Fernanda.