ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

O hemisfério sul no universo do design

Em entrevista exclusiva, a trend forecaster holandesa Lidewij Edelkoort e a diretora do Edelkoort South Lili Tedde trazem a visão abordada no livro Proud South

Os olhos mais sensíveis e atentos já identificaram que o sul do planeta é a bola da vez quando se fala de design, moda e decoração. Isso é o que a trend forecaster holandesa radicada em Paris, Li Edelkoort, uma das maiores autoridades em tendências do mundo, chamou de “Proud South” em um livro idealizado em parceria com Lili Tedde e Mariola Lopez Mariño. A obra traz uma grande pesquisa focada em países como o Brasil, evidenciando o potencial criativo do Hemisfério Sul, em que todos os talentos, juntos, tornam-se um movimento na criatividade de cores, texturas, volumes, padronagens e materiais. 

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A diretora do Edelkoort South, Lili Tedde. (Foto: André Klotz)

Esse movimento torna a cultura do Sul, emancipada dos grandes centros, como Estados Unidos, Japão e Europa, ainda mais viva e repleta de respostas quando se avança no assunto “ancestralidade”, tão presente em mostras e semanas de design pelo mundo. “O Norte está cansado”, diz Edelkoort. 

Lili Tedde, a brasileira desses grandes nomes, nascida em Araraquara, interior de São Paulo, viveu experiências profissionais em um triângulo brasileiro, nova-iorquino e paraguaio, no qual trabalhou em veículos de comunicação com produção artística, cenografia, moda e design, apurando seu olhar e sua sensibilidade no que hoje aplica no Studio Edelkoort South. 

A conexão com Lidewij aconteceu em 2009, quando Lili a acompanhou em uma visita ao Brasil. Desde então, esse encontro resultou em projetos como livros, palestras e pesquisas, conduzidos e destinados a pessoas e marcas seletas. Os trabalhos são altamente sofisticados, além de recheados de fotos e textos criativos sobre os temas abordados, conduzidos em produções artísticas impecáveis nos detalhes. 

Sobre o Brasil, Lili afirma que o mercado de design é superdesenvolvido, com alta criatividade. Segundo ela, os Irmãos Campana são os responsáveis por terem direcionado os olhares do mundo para a real e atual identidade do país, em uma linguagem mais jovem, feliz e aberta, atualizando a visão do modernismo brasileiro, importante para uma época, mas que, agora, conduz as inspirações e não as finalizações. 

“O Brasil tem um papel importante, temos uma grande variedade de imigração, o que gera um mix muito interessante, que permite uma cultura bem forte em relação aos outros países. Agora, é importante incentivar essa criatividade para que se mantenha o foco em ser brasileiro”, conta Lili. 

Dono de uma identidade única, o Brasil vem se destacando a cada ano em exposições mundiais, como a que a própria Lili Tedde, em parceria com Li Edelkoort, chamada Everyday Paradise, realizou na Semana de Design de Milão, em 2023, na Galeria Rossana Orlandi, a pedido do governo do estado de Alagoas, e com foco no artesanato da Ilha do Ferro, que depois seguiu para Paris e Eindhoven (Holanda). 

Em 2024, a parceria entre elas expôs o trabalho têxtil de uma empresa argentina, criando uma coleção de tapetes 100% lã, chamada de Garden, especialmente para a semana de design milanesa, e o assédio de grandes veículos de comunicação mundiais aconteceu novamente. 

Hoje, estão em fase de pesquisa para um novo livro, Proud South Arts & Crafts, com foco no design, outsider artists, artesanato e arte em geral. Acreditam que o único e feito à mão, peças colecionáveis e as fibras naturais são de extrema importância. “Quanto mais digitais ficamos, mais precisamos do tato para voltarmos ao mundo real”, conta Li Edelkoort. Queremos mostrar toda a criatividade do Sul e a alegria que proporcionamos, pois, em momentos de crise como o que estamos vivendo, precisamos sonhar, diz Lili.

“Adoraria continuar sendo uma embaixadora dos países do Sul, levando para o mundo sua importância e promovendo o mercado, para que tenha cada vez mais esse retorno e a importância na valorização “, finaliza Lili.

*Matéria originalmente publicada na edição #291 da TOPVIEW

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