Nossas Moradias
Por Virgínia Magalhães
MODA E DECORAÇÃO: qual é a ligação entre as duas? Na verdade, todas as possíveis. Ao desenrolar desta edição, isso pôde ser notado em vários momentos, inclusive e principalmente, em nosso Editorial de Moda, em que uma complementa a outra de forma primorosa. A casa incrível do nosso colunista de arquitetura, Marcos Bertoldi, decorada de forma única e exclusiva, serviu de cenário, abrigando a modelo Giovanna Bichels, que, por sua vez, com sua beleza inigualável, vestiu uma série de looks escolhidos a dedo, emoldurando e decorando seu corpo perfeitamente. A composição da beleza arquitetônica com a beleza natural e a beleza têxtil resultou em um dos editoriais mais incríveis que esta redação já produziu.
E, quando pensei em moradia para escrever esta crônica, foi inevitável pensar o quão bonitos, confortáveis, ornamentados e bem-cuidados são os lares que habitamos.
E, quando coloco “lares no plural”, refiro-me não só à casa em que moramos, mas ao nosso próprio corpo, moradia da nossa alma, que ganhamos ao nascer e levamos até o último dia da nossa vida.
Seria mais natural, portanto, cuidarmos deles e deixá-los o mais confortáveis possíveis: casa física e corpo!
Evoluindo no raciocínio, podemos concluir que a moda é a decoração do corpo! E a decoração, aquela que se refere a ambientes, segue também as tendências de moda. E, por falar em tendências, vale lembrar que o que dita a visão para a moda logo se aplica à arquitetura e vice-versa. Mesmo porque a moda (assim como a decoração) é a expressão do que somos na forma como nos vestimos. É, principalmente, a forma de nos comunicar sem precisar falar ou gestuar.
É simples entender que, ao entrar em uma casa e observar a forma como ela foi decorada, com preferências do morador e objetos que contam sua história, percebemos uma comunicação muito clara do que ele pensa, do que ele gosta e de como ele vive. O mesmo pode ser observado na moda, já que a forma como uma pessoa se veste comunica muito sobre seu estilo de vida, suas preferências e seu jeito de ser.
“Conforto” e “beleza” são termos comuns aos dois universos, assim como o “luxo”, a “sustentabilidade” e a “praticidade”. São, sem dúvidas, dois mundos que se conectam o tempo todo — e esta edição veio para mostrar isso. Boa leitura!
*Crônica editorial originalmente publicada na edição #252 da revista TOPVIEW.