ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Nicholas Oher estreia na CASACOR Mato Grosso e recebe prêmio exclusivo

Vencedor da categoria de "Melhor projeto de uso público", Nicholas Oher já têm quatro prêmios CASACOR

Nicholas Oher participa da CASACOR Mato Grosso 2024. Com o ambiente “Café Graça”, o jovem talento volta para sua cidade natal: Cuiabá – para assinar um espaço que homenageia suas raízes, ancestralidades e protagonismo negro. O café é um dos ambientes funcionais da mostra, pensado como um refúgio de serenidade para a cidade, o café oferece uma experiência que conecta os visitantes a memórias afetivas e à essência de uma vivência familiar.

Ambiente Café Graça, CASACOR Mato Grosso – Nicholas Oher | Foto: Divulgação

O arquiteto teve o cuidado de fazer uma curadoria de artistas locais que complementa a narrativa do projeto, convidando os visitantes a se conectarem com a história e a vivência cuiabana.

LEIA TAMBÉM: Conheça 7 personalidades negras que fazem a diferença em Curitiba e no Paraná

O Café Graça, traz uma paleta de tons terrosos e texturas naturais que remetem à paisagem do deserto africano e à riqueza da cultura regional cuiabana. Especialista em cores, Oher utilizou sua expertise para criar um ambiente caloroso e orgânico, que acolhe corpos de verdade, femininos e diversos, representando uma celebração da pluralidade e da história de sua família.

Ambiente Café Graça, CASACOR Mato Grosso – Nicholas Oher | Foto: Divulgação

Com uma luz baixa e calma, ideal para momentos de repouso e trocas de olhares sinceros, o projeto prioriza a criação de um ambiente íntimo e acolhedor. A curadoria dos móveis soltos traz uma seleção de peças assinadas por designers renomados, como Jaider Almeida, e inclui móveis autorais criados pelo próprio escritório OHMA Design. Cada peça foi escolhida para traduzir a elegância e o equilíbrio entre o tradicional e o contemporâneo.

A curadoria artística é igualmente impressionante, destacando talentos regionais e nacionais. Um dos pontos altos é o quadro de Marcus Vaz, inspirado em uma foto da família de Oher da década de 1970, que evoca memórias e afetos. Outros artistas regionais, como Paulo Pires, Renan Custódio, e as mulheres de São Gonçalo Beira Rio, trazem a essência do Mato Grosso, enquanto o artista Naner apresenta obras com a técnica de “estiletagem”.

Ambiente Café Graça, CASACOR Mato Grosso – Nicholas Oher | Foto: Divulgação

O projeto conta também com contribuições de Renan Estúvão, de Salvador; Lorena Bruno, de Minas Gerais – e Nuno Pape, Estúdio Carmine e Estúdio Anderson Angélico, de Curitiba, respectivamente, todos compondo um diálogo artístico cuidadoso e vibrante.

“Não é só um café bonito esteticamente, mas um lugar que representa referências negróides, histórias mato-grossenses e a diversidade que enriquece nossa cultura”, explica Oher.

Do barro das argilas trabalhadas pelas mulheres de São Gonçalo Beira Rio às escolhas precisas de pedras e acabamentos, cada elemento do projeto carrega um pedaço das memórias e da herança familiar do arquiteto.

Ambiente Café Graça, CASACOR Mato Grosso – Nicholas Oher | Foto: Divulgação

Melhor Projeto de Uso Público

Vencendo a categoria de “Melhor projeto de uso público“, Nicholas Oher já recebe o prêmio na sua primeira edição no Mato Grosso.

“Fico muito feliz em ter esse reconhecimento na minha cidade natal. Já participei na edição curitibana por três anos, também recebi prêmios pelo meu trabalho lá, mas ter esse reconhecimento em Cuiabá, com um projeto onde homenageio as minhas raízes, tem um sabor especial”, afirma o arquiteto.

Ambiente Café Graça, CASACOR Mato Grosso – Nicholas Oher | Foto: Divulgação

A categoria premia espaços projetados para atender às demandas de uso coletivo, promovendo acessibilidade, eficiência e impacto social positivo. O projeto vencedor será aquele que traduz o presente como um espaço de convivência, equilibrando estética e funcionalidade para servir à comunidade. Nicholas já recebeu quatro prêmios da CASACOR, três entregues na mostra de Curitiba (2023 e 2024) e, agora, em Cuiabá (2024).

Deixe um comentário