Mostra aberta ao público celebra o legado de Domingos Bongestabs
Por conta do aniversário de Curitiba, que foi no último sábado (29), a IDEE Incorporadora e a Casa da Arquitetura de Curitiba organizaram a exposição intitulada: Sensibilidade Circular – Traços da Vida e Arquitetura de Domingos Bongestabs, iniciativa que propõe um mergulho poético e reflexivo sobre a obra do arquiteto, artista, professor e um dos grandes nomes da paisagem cultural curitibana.
LEIA TAMBÉM: Luxo na arquitetura: mais que beleza, uma experiência
Autor de obras como a Ópera de Arame, a Universidade Livre do Meio Ambiente e a Praça 29 de Março, Bongestabs enalteceu o respeito pelo meio ambiente para registrar seu percurso e fez da capital paranaense um exemplo de urbanismo e inovação. O título da mostra nasce de um elemento de assinatura em suas obra: a planta circular. Presente em projetos emblemáticos, o círculo não é apenas uma escolha formal, mas a materialização de uma visão de mundo. Para além das qualidades técnicas, como a abundante ventilação e a distribuição generosa de luz, a forma circular dissolve hierarquias e se abre ao coletivo.
O recorte apresentado pela exposição organizada por André Nacli não pretende dar conta da totalidade de sua produção, mas oferecer ao público uma janela sensível para a multiplicidade de um criador moderno, cuja arquitetura transcende o funcional. A mostra apresenta projetos desconhecidos ou não construídos, assim como uma variedade de trabalhos sensíveis que incluem poesia, fotografia, desenhos e sua produção para gibis, além de uma preciosidade, digna de ser exaltada por grandes museus: a maquete original da Ópera de Arame, produzida em arame com o grande parceiro Jaime Lerner, à época Prefeito de Curitiba, com quem dividiu sonhos e projetos que resultaram na transformação da capital paranaense.
Serviço
Onde: Galeria IDEE (Alameda Dom Pedro II, 439, Batel), Curitiba – Paraná.
Duração: até 31 de maio.