Milão 2025: iluminação, cultura e muito design
The light of the mind. Com este conceito, a Euroluce segue sendo uma das principais temporadas de iluminação do mundo. Tendo a luz na mente, a bienal deste ano, e dos últimos também, mostrou que atualmente, o trabalho do designer de iluminação engloba não só o avanço tecnológico, mas também a reflexão filosófica sobre a luz, a fim de criar novos conceitos que mudarão a maneira de projetar luz e sombra hoje e no futuro.
Entrando em outras vertentes do design. A matéria prima segue sendo protagonista – e muitas vezes, deixando a forma como coadjuvante. Não de forma exclusiva, mas hierárquica. A crescente preocupação dos grandes players do mercado mundial com a sustentabilidade e o posicionamento de suas marcas em relação a esse conceito impulsiona um movimento importante e sólido na indústria, que passa a olhar e produzir com foco nessa temática, independentemente das motivações subjacentes.
Sustentabilidade, tecnologia e estética andam juntas em um movimento convergente que resulta no design que conhecemos hoje. Pensando nisso, selecionamos três macro tendências da temporada. Confira:
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Vidro, vidro e mais vidro
Sim! O vidro e suas diferentes técnicas vem ganhando cada vez mais espaço em Milão. Do iSaloni, passando pela Euroluce e “circulando” pelas ruas do FuoriSalone. A Glass, especializada em vidro, oferece desde sofás totalmente feitos desse material até peças de decoração. Utilizando técnicas próprias, a marca proporciona acabamentos diferenciados, como na coleção Opalia, assinada por Patricia Urquiola. A designer explorou componentes feitos pela fusão de restos de cristal com aditivos especiais, para obter massas vítreas irregulares, ricas em bolhas e com superfícies onduladas. Isso, sem contar no acabamento gravado a ácido.
Como esperado, a Euroluce também explorou ao máximo o material. Formafantasma, dupla de designers que dominou a temporada assinando coleções, instalações e peças para diferentes marcas em Milão, assinou a SuperWire, primeira família de luminárias modulares projetada para a Flos. Um projeto com design essencial, mas com grande presença de palco, que evoca o trabalho dos
grandes mestres do vidro do século passado. Composto por um ou mais hexágonos de vidro plano unidos por alumínio polido, este design originou-se da criação de uma fonte de luz sob medida. Esta fonte emite uma luz quente e homogênea.
Cultura é design
O universo da biblioteca, mas além dele, da ciência e cultura da Pinacoteca de Brera foi um ponto focal da Design Week de Milão. Pela primeira vez, o Salão do Móvel rompeu a fronteira da Rho Fiera e entrou de fato no Fuorisalone, com a instalação Library of Light, assinada por Es Devlin, artista e designer britânica, conhecida como um ‘poeta da luz’ e responsável pela cenografia de grandes artistas como Beyonce, Kanye West e Adele.
A instalação reflete uma frase de Umberto Eco que veio à mente da artista em pesquisa na Biblioteca Nacional de Braidense: “Os livros são a bússola da mente, eles apontam para incontáveis mundos ainda a serem explorados.” – o que tem tudo a ver com o ano da bienal da iluminação. A grande escultura conectou os visitantes a refletirem sobre cultura, ciência e espiritualidade. A instalação contou com exemplares e coleções únicas da literatura mundial.
Além de instalações, peças de design também incorporam literatura e cultura como inspiração, a exemplo da coleção “Bibliothèque” de Aline Asmar d’Amman, exibida na galeria Rossana Orlandi. Essa linha de esculturas funcionais, feita de pedra, concreto e livros selados, cria um material poético. Livros selecionados são empilhados como tijolos e envolvidos por concreto com marcas, resultando em objetos evocativos.
Mistura de materiais
Aqui forma, função e estética unem-se em um design com propósito e extremamente sofisticado, tanto pela técnica, como pela beleza. Vincenzo de Cottis, entregou em Milão: Je Marchais Pieds Nus Dans L’Étang. Uma instalação sóbria com peças que realmente explora a interação entre materialidade, luz e natureza. Peças contemporâneas com base de bronze branco fundido e vidro de Murano esculpido e pintado à mão criam um diálogo entre profundidade e transparência.
2025. (Foto: acervo pessoal)
Bônus: Prada Frames
Prada Frames, um projeto anual com curadoria do Formafantasma, realiza sua quarta edição em paralelo ao Salone del Mobile, em Milão. Fundamentado na crença no diálogo interdisciplinar para o progresso, o simpósio explora coletivamente ideias sob uma perspectiva científica, educativa e informativa.
Em vez de focar em produtos, a iniciativa situa-se na interseção entre design, cultura e sociedade, abordando questões contemporâneas de múltiplas formas para aprimorar a compreensão de complexidades. A edição de 2025, intitulada “Em Trânsito”, examina a infraestrutura como um sistema dinâmico que molda o movimento de pessoas, mercadorias, dados e poder.