Luz natural: residencial Ampio aposta em arquitetura guiada pelo sol
Com inverno rigoroso em dias chuvosos, aproveitar a incidência solar é um desafio em Curitiba (PR). E é essa a proposta do Residencial Ampio, empreendimento da Incorporadora e Construtora Laguna, com projeto do escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados. Em fase de construção, o edifício conta com arquitetura guiada pelo sol, aproveitando o potencial da iluminação natural e do conforto térmico.
LEIA TAMBÉM: AG7 conquista um dos principais prêmios de arquitetura do mundo com o PACE
A proposta alia a otimização da incidência solar em todas as unidades ao conceito de imóvel-arte. Dessa forma, os brisés móveis funcionam como filtros e formas que deixam a luz entrar de acordo com a vontade de cada morador e, ainda, movimentam a fachada do edifício, em razão das suas posições variáveis. Além disso, o projeto permite que os ambientes internos sejam amplos e extremamente iluminados, graças aos grandes vãos de aberturas.
“Ampio é um projeto de alto padrão inovador, aconchegante e sustentável. Suas duas torres são compostas por apartamentos amplos, projetados com uma técnica de arquitetura que se guia pelo sol”, explica Fabiano Gonçalves, diretor técnico e arquiteto sênior do escritório Ricardo Amaral.
O Residencial Ampio atende às melhores certificações de práticas sustentáveis para moradias, como o WELL Gold (incentiva e acelera a adoção de práticas de construção sustentável) e Green Building Council Brasil (GBC), que garante o desenvolvimento de construções que equilibram consumo e geração de energia por fontes renováveis). Graças a esses selos, o projeto coloca o meio ambiente, os moradores e suas experiências em primeiro lugar, da concepção à entrega dos apartamentos.
Mais do que isso, o Ampio incentiva a prática de exercícios, promove a saúde nutricional e o contato com a natureza, por meio de suas hortas e árvores frutíferas, e o cuidado com o meio ambiente, com o reaproveitamento da água da chuva e uso eficiente deste recurso natural.
O empreendimento contará com 30 unidades, distribuídas em duas torres. Os apartamentos terão entre 130 e 429 m² privativos, duas a quatro suítes e de duas a quatro vagas de garagem.