Selo Jaime Lerner reforça legado de icônico arquiteto
Jaime Lerner, falecido em 2021, é conhecido por seu imenso legado em planejamento urbano enquanto prefeito de Curitiba, função que exerceu por três vezes, e como governador do Estado do Paraná. Mas um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do país também se aventurou em uma área pouco mencionada: a de design de mobiliário.
Desde 2019, a Jaime Lerner Design é a empresa responsável por esse acervo de seus desenhos exclusivos. Capitaneada pela empresária Samira Barakat, que trabalhou ao lado de Lerner de 2006 até a sua morte, a marca já nasceu grande, ancorada no nome e nos traços do consagrado urbanista.
“Minha trajetória junto com o Jaime se consolidou quando ele me entregou os desenhos de algumas peças de mobiliário e me pediu para fazer maquetes em miniatura. Assim que elas começaram a sair do papel, nossa parceria entrou em ação”, conta Samira, que vê com responsabilidade a tarefa que tem em mãos hoje: “Sempre imaginei que o representaria e levaria suas obras para serem reconhecidos mundo afora”.
Design de mobiliário de Jaime Lerner: o início
O primeiro projeto autoral em design de mobiliário de Lerner nasceu muito antes da existência formal da marca, ainda em 2016. A poltrona Duo foi lançada para o projeto Viés, coletivo criado para valorizar o design autoral brasileiro. “É uma peça única e exclusiva, que foi leiloada após a exposição. Ela vai ser relançada nos próximos anos, com as mesmas características da ideia inicial”, adianta a arquiteta.
No mesmo ano, Lerner participou do festival DW! São Paulo Design Week com a primeira peça de coleção própria, a chaise Urca. O móvel ficou exposto na Artesian Móveis, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, via que reúne lojas de mobiliário de luxo na capital paulista. “A chaise Urca realmente foi uma peça em que Jaime expressou seu carinho pelo Rio de Janeiro”, conta Samira.
A primeira exposição maior, com cinco peças, aconteceu dois anos depois, em novembro de 2018, no shopping Pátio Batel, em Curitiba. “Ficamos muito satisfeitos com a repercussão e resolvemos participar de outras mostras. Em 2019, escolhemos a SP-Arte por ser uma das feiras mais importantes de design, onde lançamos a mesa Tóquio”, relembra a curadora.
Hoje, a Jaime Lerner Design tem seis peças em seu portfólio, todas tendo o aço carbono como base. “Nossa cartela de cores segue os tons definidos por Jaime, que são o preto, o vermelho Ferrari e o roxo. O amarelo foi uma exceção para a chaise Urca, pois achamos que traria mais impacto e ousadia”, destaca a profissional.
Exclusividade das peças
Todas as peças com desenho do arquiteto são assinadas e numeradas. “Ele sempre carregava com ele seu Moleskine, onde desenhava suas ideias e, dali, surgiram os desenhos das peças”, revela a curadora. “Nossa produção está concentrada em Curitiba, pois gosto do regionalismo e procuro sempre fornecedores locais. Estou sempre presente em todas as etapas de produção”, destaca Samira.
Sucesso de vendas, as miniaturas das peças de Jaime Lerner representam o primeiro degrau para quem deseja ter a experiência de exibir uma peça assinada pelo arquiteto-urbanista-designer. “Atualmente temos a chaise Urca e a cadeira Lua turca. Mas, ainda para este mês de março, lançaremos mais duas peças em miniatura, o banco W e a poltrona M”, adianta a empresária.
Expansão do mobiliário by Jaime Lerner
Quase cinco anos após sua criação, a marca está presente na Firma Casa, loja de design high-end em São Paulo, com o banco Toinoinoin, em edição limitada de 25 peças exclusivas nas cores amarelo e roxo. No Rio de Janeiro, o selo é representado pela galeria Gozto com um acervo de cinco peças: a chaise Urca, o banco W, o banco Toinoinoin, a cadeira Lua Turca e a poltrona M. Em Curitiba, os móveis são vendidos diretamente na representação nacional da Jaime Lerner Design.
A responsável por essa meteórica expansão nos endereços mais estratégicos do segmento é Kátia d’Avillez, prestigiada assessora de arte e design, idealizadora da Feira MADE e CEO da exposição “Feito por Brasileiros”, da Cidade Matarazzo – complexo de luxo que determinou um novo estilo de vida que une hospitalidade e cultura no Brasil. A articuladora é um dos nomes que atua na reverberação tanto de novas apostas como de nomes consagrados, como o de Lerner. Na última semana, inclusive, Kátia emplacou um novo hotspot para expor as peças de Jaime Lerner Design, a Herança Cultural, em São Paulo.
A galeria, referência em destino de design, ocupa imponente área de 3.000 m² e destaca os maiores nomes do design moderno e contemporâneo. Segundo Kátia, Jaime Lerner repetia uma frase inspiradora – “Quem cria nasce todo dia”. “Esse mantra nos leva a uma eterna admiração ao urbanista, gestor, arquiteto e designer. Ele, como grande personalidade, atravessou fronteiras com sua genialidade e agora, cabe a nós multiplicarmos sua rara linha de mobiliário ao mundo”, ressalta a representante da marca no eixo Rio-São Paulo.
Futuro da Jaime Lerner Design
A cada ano, a Jaime Lerner Design deve lançar entre uma e duas peças inéditas com design original do arquiteto. “Ainda temos muitos desenhos no acervo que precisamos desenvolver os protótipos. E pretendemos ter, ainda neste ano, móveis com materiais diferentes”, conta Samira.
Em colaboração com a Michelangelo Mármores do Brasil, o selo colocou no mercado três peças feitas de mármore: a chaise Urca, a cadeira Lua Turca e o Pássaro (separadeira/chaise dois lugares). A venda será feita exclusivamente pela Jaime Lerner Design.
Todo o conceito das novidades será ancorado nas premissas de Lerner, de um mobiliário descomplicado e com design simples, mas ao mesmo tempo escultural. “Acredito que no futuro estaremos em expansão para o exterior, teremos linhas internas, externas e para áreas urbanas. Vamos manter intactos os muitos desenhos que o Jaime deixou. São móveis únicos e exclusivos”, destaca Samira.