ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Inhotim: um convite à contemplação

Muito mais do que um museu, o local possibilita uma imersão singular que instiga o conhecimento, renova o olhar e desperta inúmeras sensações

Abrigo de um dos mais importantes acervos de arte, arquitetura e paisagismo do Brasil, o Instituto Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Localizado em Brumadinho (MG), o local conta com 140 hectares abertos para visitação, proporcionando uma experiência inesquecível a todos os que transitam em suas galerias com olhares atentos. São cerca de 700 obras, assinadas por mais de 60 artistas, expostas em pavilhões localizados em um jardim botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.

 

(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)
(Foto: acervo pessoal)

 

LEIA TAMBÉM: Love is the house

 

EVIETE DACOL, proprietária da Inove Design.

 

“Estar em Inhotim é uma experiência única! Uma das coisas de que mais gosto é que cada visita reserva uma experiência diferente. Além das mudanças no próprio acervo, a cada visita, o nosso olhar se transforma com o repertório que temos naquele momento. O mix entre arte e natureza é algo muito surpreendente. E o que é mais bacana é que se trata de um local muito democrático, com pessoas de diferentes idades, profissões e culturas.”

YARA MENDES, designer de interiores.

“Foram horas de pura contemplação em torno da arte e da natureza. Inhotim tem um projeto irretocável! O paisagismo de Pedro Nehring, enriquecido por móveis e esculturas de Hugo França, que parecem fazer parte da paisagem, é algo indescritível. As surpresas são inúmeras, a exemplo das caminhadas pelas trilhas e alamedas e dos 140 hectares de pura exuberância do local, em que encontramos obras de Nildo Meirelles.”

GUSTAVO SCARAMELLA, arquiteto.

“Não tem como sair ileso de Inhotim. Estar em contato com uma coleção botânica tão vasta, arquitetura de qualidade e obras de arte é uma experiência única. Uma das coisas que mais me encanta é que você pode vivenciar a arte de diferentes maneiras: além da contemplação, que é com que já estamos acostumados, existe muita interação, com obras em que você pode tocar, entrar e participar.”

Zilda Fraletti, galerista.

“Inhotim é um deslumbramento! Um dos mais importantes destinos da arte contemporânea mundial e uma experiência imersiva única que combina arte e natureza. É um Jardim Botânico, Museu de Arte Contemporânea, parque temático, centro de estudos botânicos… tudo em um só lugar para grandes descobertas.”

*Matéria originalmente publicada na edição #277 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário