Hotéis com design inspirado na cultura do destino
Cada vez mais, a arte deixa de ser coadjuvante para ocupar um lugar de protagonismo na arquitetura hoteleira. Com a busca de experiências completas pelos viajantes, surgem hotéis ao redor do mundo nos quais o design se une à cultura do destino.
Wish Hotel da Bahia – Salvador, Brasil

Obra-prima da arquitetura modernista brasileira, o Wish é um verdadeiro patrimônio brasileiro. Com projeto original de Diógenes Rebouças e Paulo Antunes Ribeiro, ele reúne mais de 350 obras
de arte. Painéis de Carybé, murais de Genaro de Carvalho e um painel de vidrotil assinado por Fernando Duarte transformam a hospedagem em uma imersão histórica.
LEIA TAMBÉM: Conheça os monumentos ao redor do mundo que expressam poder
Gramercy Park Hotel – Nova York, EUA

Julian Schnabel não só assinou o décor como imprimiu no Gramercy seu olhar artístico. Nesse hotel, obras de Warhol, Basquiat, Haring e Botero convivem com fotografias modernas nos quartos e no Rose Bar. A coleção é viva e muda sempre. Tudo isso com o conforto de um hotel-boutique.
New Hotel – Atenas, Grécia

Reformado pelos irmãos Campana, o New Hotel alia o design brasileiro à arte contemporânea grega. O Art Lounge, com vista para a Acrópole, exibe obras da coleção de Dakis Joannou, como esculturas de Ashley Bickerton e fotografias da revista Toilet Paper. Do lobby ao rooftop, a experiência é única.
Four Seasons Firenze – Florença, Itália

Hospedar-se no Palazzo della Gherardesca é como viver uma parte do Renascimento. Cada parede, teto ou jardim guarda séculos de história e arte. Afrescos de Volterrano e relevos atribuídos a Bertoldo di Giovanni dividem espaço com a sofisticação do serviço Four Seasons.
La Colombe d’Or – Saint-Paul de Vence, França

Imagine um hotel em que Matisse, Picasso e Calder deixaram obras em troca de estadia. Assim é o La Colombe d’Or: uma hospedagem intimista que inspira arte desde 1920. No restaurante, uma cerâmica de Fernand Léger dá o tom. Ao redor da piscina, um móbile de Calder decora o local.
Elser Hotel – Miami, EUA

No coração de Downtown Miami, o Elser foi pensado como uma extensão da cena cultural da cidade. Durante a Art Basel, ele torna-se o ponto de encontro de colecionadores e artistas. O mural de
Paul Amundarain, com colagens sobre alumínio, traz a energia das metrópoles para dentro do lobby.
*Matéria originalmente publicada na edição #302 da TOPVIEW.