ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Evento internacional ‘Architects, not Architecture’ tem primeira edição no Brasil

Realizado no dia 11 de junho, no Roca São Paulo Gallery, o encontro reuniu nomes de destaque da arquitetura nacional em uma noite de reflexões inspiradoras sobre a trajetória pessoal dos profissionais

Na noite de 11 de junho, o Roca São Paulo Gallery foi palco da primeira edição brasileira do evento internacional ‘Architects, not Architecture’ (AnA), que já percorreu mais de 10 países em três continentes, oferecendo ao público uma imersão nas vivências pessoais de grandes nomes da arquitetura. Com patrocínio da Roca, a noite foi marcada por histórias, memórias e referências compartilhadas por Marcio Kogan, Gustavo Penna e Bárbara Dundes, três profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente.

O diferencial do formato — que proíbe os convidados de falarem sobre seus projetos — deu espaço para que os arquitetos abordassem suas trajetórias de vida, repertórios, afetos e inspirações que moldam seus olhares criativos. O evento conduzido por seu cofundador, Fermín Tribaldos, atraiu um público diverso, de profissionais e estudantes a entusiastas da arquitetura e do design, em uma atmosfera acolhedora e reflexiva.

LEIA TAMBÉM: Arquitetura com propósito

Gustavo Penna levou ao palco sua visão poética sobre o fazer arquitetônico, lembrando sua origem mineira e a influência da arte e das relações humanas em sua obra. “Eu falo sempre que a arquitetura não é o que está dentro ou o que está fora. É através. É através da vida que se vê a arquitetura”, destacou o arquiteto ao relatar vivências e projetos que ressignificaram espaços. “Eu acho que a missão do arquiteto é saber acompanhar o ser humano em todos os momentos. A gente tem que ter espaço para o sentimento do homem, para o homem”, finaliza.

Bárbara Dundes revisitou sua infância e o contato com o lúdico, as artes e com a arquitetura na prancheta do pai – objeto presente há gerações – contando como esses elementos moldaram seu processo criativo. Ao refletir sobre a constante busca por evolução no ofício, afirmou: “A arquitetura nada mais é que uma busca de conhecimento, de aprendizado, porque a gente nunca sabe o suficiente; diversas camadas podem ser aprofundadas para termos a possibilidade de cada dia pensar de uma forma diferente”.

Marcio Kogan, por sua vez, refletiu sobre a forte influência do cinema em sua maneira de pensar e criar arquitetura, artes que regem sua trajetória profissional. “O trabalho em equipe é algo que trago do cinema, onde essa dinâmica é muito mais intensa. Hoje, para mim, o bem-estar está justamente em construir em conjunto. A proporção da tela de cinema influencia diretamente nossos projetos — a luz natural, a luz artificial, tudo é pensado quase como em um roteiro cinematográfico”, comentou o arquiteto.

Mais do que uma apresentação, a primeira edição do AnA São Paulo proporcionou um momento de escuta e conexão com o lado humano dos grandes nomes da arquitetura. Em um ambiente que reflete inovação e inspiração, o Roca São Paulo Gallery reforça seu papel como ponto de encontro para discussões relevantes sobre arquitetura, design e bem-estar.

Deixe um comentário