Docol é líder na América Latina em uma das maiores premiações de design do mundo
A Docol, referência em metais sanitários, inox e louças, ocupa a 1ª posição da América Latina de um dos mais prestigiados prêmios de design do mundo, o iF Design Awards, ao lado de grandes marcas como Apple, que lidera o ranking na América do Norte e Philips, na Europa. A premiação conta com um júri formado por mais de 130 especialistas em design renomados de 20 países. Uma empresa brasileira liderar este ranking é algo inédito, principalmente no setor de acabamento e design para casa.
LEIA TAMBÉM: Ares Juvevê: onde sofisticação e conforto se encontram em cada detalhe
Anualmente, a Docol leva ao prêmio uma ideia que reflete o zeitgeist, que olha para o presente e para o futuro, buscando entender as necessidades de seu público. “Nossa visão é gerar inovações de mercado, traduzindo em nossos produtos desejos que ainda não estão claramente percebidos pelo consumidor, proporcionando a melhor experiência de uso”, diz Anderson Moraes, Diretor de Marketing da Docol Mekal. “Ao longo de 66 anos, estamos constantemente reforçando nosso compromisso com o bom design, inovador e sustentável, visão que está na essência da marca”, completa.
Um dos projetos que garantiu o reconhecimento pelo iF Design Awards 2024 foi a linha DocolOzônio. Premiada na categoria Products/Kitchen Fittings/Furniture, sua tecnologia se destaca por eliminar 99% das bactérias e remover 75% dos agrotóxicos dos alimentos, além de odores desagradáveis. Além disso, os produtos que compõem a linha apresentam estética singular e sofisticada que valoriza cozinhas contemporâneas e proporciona mais bem-estar e saúde aos usuários.
A empresa também recebeu o selo iF Design, nesta última edição, pelo estande Floresta Docol, apresentado na Expo Revestir 2023. Projetado em parceria com o escritório BLOCO Arquitetos, foi reconhecido na categoria Architecture/Trade Fair Exhibitions e reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o design consciente, com o mínimo possível de desperdícios, ao mesmo tempo, em que valoriza a beleza das exposições, com um amplo espaço visualmente permeável.
O projeto utilizou material de baixo impacto ambiental, o MLC (madeira laminada colada), opção que consome menos energia e água. A estrutura ainda foi reaproveitada em uma nova roupagem, no estande da marca, na Expo Revestir deste ano.
Em 2023, a Docol foi reconhecida pelo iF Design Awards pela Naiade, monocomando assinado pelo estúdio franco-italiano Quaglio Simonelli. Inspirada nas ninfas da mitologia grega que controlavam as águas, a Naiade representa uma fusão de elementos poéticos e surpreendentes em design. Em anos anteriores, a empresa recebeu o selo pela Linha Vougan (2018), Linha Mix&Match (2019), DocolGiro (2020), Chuveiro DocolPlay (2020) e Chuveiro Toró (2022).
Além do iF Design, a empresa catarinense acumula mais de 40 prêmios, como o Good Design, dos Estados Unidos, e Red Dot, da Alemanha.
Valorização do design brasileiro
O design nacional é chave para diversas criações da Docol. As parcerias iniciaram com o projeto Domos, em 2018. Desde então, grandes nomes da arquitetura e design já assinaram produtos do projeto, como: Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, da Play Arquitetura, Fernando e Humberto Campana do Estúdio Campana, e os arquitetos Angelo Bucci, Gui Mattos e designer Ana Neute.
“Propusemos aos parceiros que transformassem ideias em produtos de alta qualidade. O resultado não poderia ter sido mais satisfatório e associam o padrão de excelência Docol com a visão única de cada um dos autores”, destaca Moraes.