Désirée Sessegolo: a artista visual curitibana que conquistou Veneza com uma instalação sobre a Amazônia
Désirée Sessegolo, curitibana radicada como cidadã italiana, conquistou seu espaço no festival internacional que exibe peças trabalhadas em vidro, o The Venice Glass Week 2018. A designer e artista visual aprendeu a transformar o frágil material em poesia e exibe este ano a instalação “Amazzonia“, que volta os olhares de Veneza para os problemas ambientais brasileiros. Em 2017, a primeira edição do Venice Glass Week contou com 75 mil visitantes e fomentou as expectativas para a nova edição que começou no dia 9 e se encerra em 16 de setembro.
Nas redes sociais, o The Venice Glass Week 2018 destaca a obra como uma conscientização sobre as destruição da floresta, graças a sua incrível técnica, monta um grande show de luzes e sombras. “Amazzonia” (fotos na galeria) é composta por 50 peças em vidro colorido verde, num jogo entre folhas corroídas e suas sombras recortadas projetadas na parede de fundo. Recentemente a mesma instalação de Désirée fez parte da cena artística curitibana na exposição local “Desvazio: Interferências em Cobogós“.
Désirée Sessegolo conta sobre a experiência de ser selecionada junto a artistas de todo mundo e grandes mestres venezianos. “Ter sido selecionada pela curadoria do festival equivale dizer que a obra é reconhecida por quem mais entende de arte em vidro no mundo. E vou mais longe: com isso tenho a possibilidade de levar uma mensagem preservacionista chamando atenção para o desmatamento da Amazônia”, revela a designer e artista visual.
“Amazzonia” por Désirée Sessegolo
A obra está instalada no The Venice Glass Week Hub em Veneza, aberto até o domingo, dia 16 de setembro.