ESTILO ARQUITETURA & DECORAçãO

Design Trends: confira as tendências que vão dominar a decoração em 2025

Conversamos om seis especialistas para fazer um recorte preciso sobre as tendências do mundo Arch e Design para o próximo ano

2024 foi um ano efervescente para o mundo do design e da arquitetura, com temporadas marcantes, como iSaloni (Salão do Móvel), Maison&Objet, Design Distrit, Art Basel, Bienal de Veneza e design weeks espalhadas em todo o mundo, incluindo a de São Paulo. Conseguimos hoje, em pleno janeiro, digerir o boom de informação.

LEIA TAMBÉM: A estrela da edição: conheça a Casa da Pedra de Caiobá

Milão continua sendo o polo que direciona o mercado, com o Salão do Móvel, em sua 62ª edição, e o FuoriSalone, movimentando a cena independente, artística e da moda. Os pilares dos principais players do cenário global provaram que consciência ambiental e tecnologia são direcionamentos que ganharam a indústria.

Design, arte, moda e arquitetura convergem em diferentes diretrizes e curadorias. Por isso, mais do que nunca, é importante saber que o recorte certo pode fazer toda a diferença na hora de traduzir esses highlights para a realidade brasileira, trazendo as referências, mas respeitando a tropicalidade do cenário da arte, design e artesanato local.

Para apresentar um recorte preciso sobre as tendências de 2025, conversamos com um time de especialistas, que definiram e comentaram cada uma delas.

Maxilimalismo

Ambientes com mais identidade estética e personalidade estão ganhando cada vez mais espaço na casa das pessoas. O arquiteto Gustavo Scaramella, que esteve na última Design Week de Milão e na Bienal de Veneza, defende esse movimento como tendência e comenta: “Maximalismo pode ser colorido, mas, ao mesmo tempo, pode ser totalmente neutro nas cores e no layout. O importante é criar e ousar com texturas, acabamentos e materiais da melhor forma para trazer a assinatura no projeto e, também, a personalidade e história do cliente no ambiente – ninguém quer algo genérico, como esse neominimalismo criado”, afirma o arquiteto.
As cores são elementos que permeiam essa tendência com protagonismo. O arquiteto Eduardo Mourão, Embaixador de Arquitetura da TOPVIEW, defende que o estudo de tendências das cores
é um trabalho fundamental no processo criativo do profissional de arquitetura e decoração: “a cor cria a identidade do ambiente e revela a personalidade de quem desfruta do espaço, do móvel ou do objeto!”, afirma.

Projeto do arquiteto Gustavo Scaramella. (Foto: Bia Nauiack)

Sustentabilidade

A sustentabilidade nunca foi tão debatida e exercida pelo mercado. Chegando na indústria, ela, na verdade, deixa o lugar utópico que uma tendência pode ter e entra, de fato, como movimento de mercado e produção. Hoje, a indústria encontrou soluções para diferentes finalidades. Como o conceito de ciclo fechado, que pensa desde na matéria-prima até no descarte das peças na natureza.
O arquiteto Flávio Castro, que recebeu o prêmio Architecture Master Prize 2024, destaca o uso de materiais eco-friendly, como micélio, biotecnologia feita à base de fungos e resíduos da agroindústria. “Essas tendências atendem tanto às necessidades ambientais quanto ao desejo humano de conexão e funcionalidade adaptada ao futuro. Pensar na produção e no impacto desta peça no mundo é fundamental”, afirma o arquiteto.

A NEFFA usa impressão 3D e materiais biofabricados em seus modelos.(Foto: divulgação)
O prédio da Bogotá EAN University, na Colômbia, é um exemplo de sustentabilidade. (Foto: divulgação)

*Para continuar lendo esta matéria gratuitamente, baixe agora o aplicativo da TOPVIEW: Apple Store | Play Store.

*Matéria originalmente publicada na edição #296 da TOPVIEW

Deixe um comentário