Design made in Brasil
O design brasileiro tem em sua essência a multiculturalidade, que também se expressa na arquitetura que o representa. Por isso, para esta edição, proponho uma viagem a três pontos e referências no Brasil que conversam com o brutalismo, o modernismo e o contemporâneo.
Aproveitando a tecnologia, também tema desta edição, caso não seja possível fazer uma viagem presencial, visite os museus de forma online, pois a experiência pode ser igualmente enriquecedora.
SÃO PAULO
MuBE – Brutalista
O Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (MuBE) foi criado a partir da concessão de um terreno situado entre a Avenida Europa e a Rua Alemanha. Para a escolha do projeto, foi realizado um concurso vencido por Paulo Mendes da Rocha. Nascia, então, um marco da arquitetura mundial que conta também com um jardim projetado por Roberto Burle Marx.
ONDE ENCONTRAR: R. Alemanha, 221 – Jardim Europa.
BRASÍLIA
Museu JK – Modernista
O uso do concreto armado, do aço, do vidro e das linhas retas é uma das características modernistas que marcam o Museu JK. O espaço, inaugurado em setembro de 1981, é destinado a contar a história do homem e do político brasileiro Juscelino Kubitschek, bem como a idealização da construção de uma nova sede do governo federal.
ONDE ENCONTRAR: Eixo Monumental (lado oeste) – Praça do Cruzeiro.
BRUMADINHO
Instituto Inhotim – Contemporâneo
Localizado em Minas Gerais, o Instituto Inhotim exibe de maneira permanente um acervo de arte contemporânea de excelência internacionalmente reconhecida. Percorrer seus jardins, galerias e obras externas em meio à paisagem propicia aos artistas e visitantes um modelo de exposição singular, no qual a arte e o paisagismo se entremeiam para a criação de uma experiência sem igual.
ONDE ENCONTRAR: Rua B, 20 – Fazenda Inhotim.
*Matéria originalmente publicada na edição #263 da revista TOPVIEW.